Estudantes da FEI conquistam tricampeonato em competição de engenharia química e vão representar o Brasil nos EUA

No último domingo (28), alunos do projeto AIChE FEI participaram da competição Chem-E-Car Competition da 2022 BSRC – Brazil Student Regional Conference, do AIChE – American Institue of Chemical Engineers, desafio estudantil a nível mundial que demanda aos estudantes a criação de um protótipo de um carro movido à energia de fonte química. O veículo deve percorrer uma distância pré-definida, que se estabelece em torno de 15 a 30 metros, de forma segura e parando mais próximo possível da marca. No entanto, a metragem dessa distância é informada aos competidores somente 1 hora antes da prova, fazendo com que eles tenham que controlar as variáveis de propulsão e parada do carro.

O time de alunos da FEI, formado por estudantes das Engenharias Química, Mecânica e Elétrica competiu com dois carros intitulados por eles de “Saboinha 3.0” e “Saboinha 4.0”. Esses nomes vêm para homenagear o fundador da FEI, Pe. Sabóia de Medeiros, cuja missão tem sido norte e inspiração para alunos, professores e funcionários da Instituição.

A equipe AIChE FEI conquistou a seguinte classificação:

– 1º lugar em performance com o Carro Saboinha 3.0;

– 2º lugar em performance com o Carro Saboinha 4.0;

– 2º e 3º lugares na Categoria Pôster.

De acordo com o Prof. Ricardo Belchior Torres, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da FEI (PPGEQ-FEI) e da equipe AIChE FEI, a marca a ser atingida na prova era de 18 m, e o carro Saboinha 3.0 fez 18,1 m. Com tal precisão, certamente, a FEI ficaria entre os três primeiros carros na competição mundial.

À luz dessa inspiração e motivados para um novo desafio, os alunos da FEI se classificaram para a etapa mundial, que acontecerá em novembro na cidade de Phoenix, Estados Unidos.

Muito além do título conquistado, o incentivo da FEI para os alunos que competem no Brasil e exterior se conecta à missão de promover uma sociedade mais desenvolvida, sustentável, humana e justa por meio da educação, desenvolvendo ciência e tecnologia.

Fonte: FEI

Alunos da FEI conquistam tricampeonato em competição de engenharia química do AIChE e vão representar o Brasil nos Estados Unidos

Foto: FEI/Reprodução