Estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) realizam revitalização de em comunidade de Aracaju

Para melhorar a qualidade de vida e assegurar juridicamente moradores de comunidades carentes, o Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (NUPPE) da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realizaram uma ação de revitalização na comunidade Bom Pastor, no bairro Santos Dummont, em Aracaju.

A ação foi realizada após moradores acionarem a SEMA para realizar o recolhimento de entulho no local. A partir das denúncias, o órgão acionou o NUPPE para planejar uma força tarefa no local. Com a participação de discentes, colaboradores e bolsistas, e com o apoio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) foi possível a execução do Projeto Dando asas ao Santos Dumont.

“O projeto foi uma solicitação da SEMA junto ao NUPPE, após os moradores da comunidade reclamarem do péssimo estado que o local se encontrava. Havia resíduos domésticos e de construção civil no local. O terreno poderia ser utilizado de outra forma, mas como era público ocorria esse descarte irregular de lixo”, explica o aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo, John Álex de Melo.

O estudante conta que alunos e voluntários que participaram do projeto durante a revitalização do espaço também foram beneficiados. “Esse projeto abriu portas para que os estudantes da Unit e também de outras instituições pudessem participar. O legal é que todos os integrantes receberam horas extracurriculares, além de um certificado de participação. Isso é muito importante profissionalmente falando porque mostra que o aluno que participou do projeto vai estar apto para o mercado de trabalho”, destaca.

Para John, o que o motivou a participar desse projeto foi o seu interesse em aprender mais sobre o urbanismo. “Sempre tive interesse nessa área, nos conceitos e assuntos derivados ao urbanismo, e principalmente o urbanismo colaborativo, porque acho de extrema importância que exista essa participação da comunidade na intervenção. Essa é a essência do urbanismo colaborativo. Fazer com que a população participe ativamente do projeto, da construção e da preservação do espaço urbano”, aponta.

O aluno destaca a participação dos parceiros e voluntários durante a intervenção. “Os parceiros dessa ação fizeram o projeto realmente acontecer. A SEMA patrocinou ferramentas e equipamentos essenciais para fazer a limpeza da área. Também ajudou com manuseio de máquinas para recolher entulho. Os moradores participaram dos mutirões. A EMURB e EMSURB estiveram presentes ajudando no recolhimento e descarte dos resíduos. Foi um grande trabalho em equipe que deu muito certo”, afirma

John ressalta que os materiais usados nessa intervenção seguiram o conceito dos 5 Rs (repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar). “Buscamos fazer tudo a mão mesmo. Alguns brinquedos foram feitos de pneu, recebemos doação de tintas, e assim conseguimos chegar ao resultado final, entregando uma pequena praça com área de convivência e até brinquedos para as crianças”, conta.

“É importante ressaltar que agora é de responsabilidade da comunidade manter esse ambiente em bom estado. O objetivo da arquitetura urbana é em conjunto com os moradores transformar o local, mas sem o cuidado dos moradores fica impossível manter a obra em bom estado”, finaliza.

NUPPE

Quem precisa de atendimento do Núcleo, comprovando o perfil de baixa renda, basta acionar pelo contato: (79) 3218-2323. A sede do NUPPE fica situada no bloco G do campus Aracaju Farolândia.

Fonte/Foto: Asscom Unit

 

#Unit #NUPPE #Universidade Tiradentes #extensão