Estudantes indígenas promovem encontro na Uerj

No dia 30 de março ocorre o 1º Encontro de universitários indígenas da Uerj no campus Maracanã, organizado pelo coletivo Yandé Iwí Mimbira (“Nós filhos da Terra”, em língua Nheengatu). Haverá debates sobre temas como inclusão, acolhimento e visibilidade desses estudantes. O grupo, composto exclusivamente por indígenas, surgiu com o objetivo de fortalecer os laços entre os alunos quando entram na universidade.

O coletivo tem apoio do Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação (Nepiie-Uerj) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), em Duque de Caxias. Uma das coordenadoras, a professora Kelly Russo, destaca que “nos últimos anos, o Nepiie desenvolve uma pesquisa que tem como objetivo não apenas conhecer quem são e onde estão os estudantes indígenas de nossa universidade, como também estimular a formação de redes entre eles, para que possam atuar pela maior visibilidade”.

Com base em uma pesquisa que ocorre desde 2017, o Nepiie possibilitou a reunião desses 15 universitários indígenas que organizam os encontros do grupo. Matriculados nos campi Maracanã, Duque de Caxias e São Gonçalo da Uerj, são alunos dos cursos de História, Educação, Pedagogia, Psicologia, Direito, Medicina, Nutrição, Odontologia e Letras.

A professora ressalta a importância da reserva de cotas para esses alunos, mas aponta algumas ressalvas, sobretudo nas formas de ingresso. “Pretendemos estimular a formação e a participação ativa dos estudantes indígenas da Uerj – cotistas e não cotistas – no debate sobre a política de ação afirmativa. Fortalecer sua participação para preparar um vestibular diferenciado para indígenas – como já existe em várias outras universidades públicas brasileiras – e que esses estudantes também estejam atentos e fortalecidos na luta cotidiana por práticas antirracistas na Uerj”, afirma Kelly Russo.

Serviço:
1º Encontro de universitários indígenas da Uerj
Horário: 18h
Local: Pavilhão João Lyra Filho, sala 12105, Bloco F (12º andar), campus Maracanã
R. São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro

Fonte para entrevistas:
Profa. Dra. Kelly Russo
Profa. Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/Uerj)
Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação (Nepiie-Uerj)

Fonte: Assessoria de Imprensa Uerj