Estudantes podem firmar novos contratos do Fies até 30 de abril

Estudantes matriculados em instituições de educação superior não gratuitas já podem firmar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O SisFies, sistema informatizado do fundo, estará aberto até 30 de abril próximo, como estabelece portaria publicada nesta segunda-feira, 23. Podem pedir o financiamento os estudantes matriculados em cursos que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

 

Os candidatos ao financiamento devem buscar o acesso on-line ao SisFies e informar os dados indicados pelo sistema. No primeiro acesso, o estudante informará o número de cadastro de pessoa física (CPF), a data de nascimento e endereço eletrônico válido. Também cadastrará a senha, a ser usada em todos os acessos. Prestadas as informações, receberá mensagem, no endereço eletrônico informado, para a validação do cadastro. A partir daí, fará a inscrição — informará dados pessoais, do curso, da instituição e sobre o financiamento.

 

Concluída a inscrição no SisFies, o candidato ao benefício deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição na qual vai estudar. Isso deve ser feito até dez dias depois da conclusão da inscrição. A CPSA é responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

 

O estudante deve, em seguida, comparecer a um agente financeiro do Fies (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) — o prazo é de dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA — para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição no SisFies, o estudante escolhe a instituição bancária e a agência. Se houver dúvida, deve ligar para o número 0800-616161.

 

Mais informações e inscrições na página do Fies na internet. O prazo de inscrição de candidatos ao financiamento do Fies referente a este primeiro semestre consta da Portaria Normativa do MEC nº 2/2015, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010