Estudantes poderão usar notas das duas últimas edições do Enem para o ProUni

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou um decreto, na sexta-feira (18), permitindo os estudantes que fizeram as edições de 2020 e 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usem a nota para participar do processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni). O decreto vale já a partir desse ano.

Em vídeo publicado nas redes sociais, no sábado (19), o ministro da educação, Milton Ribeiro, anunciou a novidade e reafirmou o papel da pasta em propor medidas para aqueles que mais precisam. “O MEC está sensível às demandas dos estudantes, sobretudo daqueles que mais precisam,” afirmou.

Ribeiro ainda informou que as inscrições para o programa começam na próxima terça-feira (22). Ele explica como será o processo “irá considerar a edição na qual o candidato atingiu a nota mais alta.”

Anteriormente a esse decreto, os candidatos só podiam usar as notas do Enem do ano anterior para tentar uma vaga via Prouni. Vale lembrar que o programa oferta bolsas de 50% até 100% para universidades particulares.

O Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. O exame teve seu início em 1998 e atualmente é o principal meio de acesso às graduações no país. A nota obtida pode ser usada também outros programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Sistema De Unificação Unificada (Sisu) e por fim, várias faculdades e centros universitários também aceitam a nota como ingresso para um curso superior.

Fonte: CNN Brasil