Prestes a lançar o livro Quando o Simples se Torna Extraordinário, em março próximo, Cleide Evelin vai somar mais uma reluzente pedra ao colar de preciosidades que exibe na vida de apenas 29 anos. Trata-se da história do projeto que estruturou em 2018 chamado Água é Para Todos, colocado em prática em comunidades brasileiras e que em 2019 chegou a um dos países mais pobres do mundo, Burkina Faso, no sul do deserto do Saara.
A experiência rendeu-lhe inclusive integrar uma das listas mais cobiçadas do mundo, a Forbes Under 30, edição especial da Revista Forbes que elenca grandes líderes de impacto em escala global com menos de 30 anos.
Cleide é da turma de Marketing da Universidade Metodista de São Paulo de 2016, formação que considera fundamental para antagonizar as pedras que encontrou pelo caminho, desde a morte da mãe no parto, a adoção pelo tio, a perda do movimento de uma das mãos e vencer em uma comunidade da periferia de São Bernardo, a Vila do Tanque.
Testando a crença da lei de Murphy, sobre a probabilidade que as coisas têm de dar errado, Cleide Evelin é hoje nada menos que co-founder e diretora executiva do Instituto Juntos Brasil, que também atua com projetos sociais em 12 comunidades, sendo sete na sua cidade natal.
“Em 2015 sofri um acidente, perdi o movimento da mão esquerda. E quando achei que a vida teria parado, foi quando realmente começou a acontecer. Comecei a desenvolver projetos, que era a minha pós em Gestão de Projetos, e fui para Brasília, Maranhão, Rondônia, Acre, Bolívia, Argentina e Paraguai, até que em 2018 escrevi o projeto Água é Para Todos”, conta ela.
Marketing além da expectativa
O Marketing foi além das suas expectativas. Diz que decidiu construir uma carreira na contramão, totalmente fora do padrão, e investir os conhecimentos no Terceiro Setor.
“Hoje, oito anos após ter passado pela Metodista, lidero uma das organizações de maior impacto social positivo do Brasil e maior impacto e inovação da América Latina, que é o Instituto Juntos Brasil (@juntos.brasil). Impactei mais de 7.000 histórias, possibilitando acesso à água, comida, educação, esporte e saúde no Brasil e na África. Recebi títulos, prêmios, reconhecimentos nacionais e internacionais, liderei equipes em projetos que escrevi”, enumera a ex-aluna, que cumpre uma intensa agenda na ponte aérea Brasil-África.
Levar água potável por meio de cisternas para Burkina Faso, no Saara, é apenas uma das histórias bem-sucedidas que fazem girar a roda da vida de Cleide. Ela também criou a Juntos Store a partir do avanço da tecnologia que ameaçava colocar as costureiras para trás. “Criamos uma rede entre elas. Trazemos tecidos da África, gerando trabalho e renda lá, e quando os tecidos chegam aqui a gente contrata as costureiras, remunera de forma digna, e esse produto vai para um e-commerce”, conta.
A ex-aluna Metodista conseguiu apoio diplomático com o governo de Burkina Faso com apenas 24 anos de idade. Foi um dos primeiros acordos diplomáticos registrados, que atende hoje 1.500 pessoas por meio de 22 hortas construídas das 25 lá deixadas.
“Levamos segurança alimentar e acesso a água potável. E aí, voltando para o Brasil, eu falei: ‘eu posso resgatar a história dos meus também, sabe’. Foi então que nasceu o Instituto Juntos Brasil, uma organização fundada logo depois, em 2020, no meio da pandemia. Por ela, deixamos bases educacionais dentro das comunidades. Já são sete comunidades em São Bernardo, de um total de 10 em São Paulo, e duas em Brasília”, cita ela, emocionada:
“Nessas 12 comunidades hoje são 3.500 pessoas sendo abastecidas por uma pessoa que começou lá na Vila do Tanque, sem perspectiva nenhuma e que hoje chegou a Under 30 da Forbes”.
1º lugar no vestibular
Cleide foi a primeira pessoa de uma família inteira a fazer uma graduação e passou em 1º lugar no vestibular na Metodista. Diz que colocou o foco nos estudos para mudar essa a história. Antes, atuava como musicista, compondo para teatro musical. Sua opção pelo Marketing veio de intuição:
“Sempre me considerei uma pessoa muito visionária. Na hora de escolher o que cursar dentro da Comunicação, estava entre Publicidade e Propaganda ou Marketing. Analisando as duas profissões (que embora muitos confundam, são muito diferentes), descobri que o profissional de PP vai trazer vida de maneira criativa a uma ideia que partiu de uma necessidade. Quem descobre e trabalha para criar produtos e serviços que respondam a essa “dor” (necessidade) é o Marketing. Esse foi o principal fator: escolher estar na ponta do processo”, conta.
Olhando para o mercado na época, Cleide Evelin entendeu que esse mercado buscava por soluções emergentes, o modo de consumo das pessoas estava mudando, o mindset das empresas começava a olhar mais para a comunicação como um agregador de valor e já era aguardada uma revolução digital. “Entendi que o Marketing seria fundamental no processo de conduzir isso. Que bom que estava certa!”, sorri. Ela diz que o Marketing Social ganhou seu coração por permitiu agregar valor à vida das pessoas também, “além de apenas pensar em acumular riqueza”.
Que dicas daria para jovens que estão ingressando na carreira?
Cleide Evelin diz que tem muitas, mas limita-se a quatro:
- Esteja atento ao mercado, até porque você se tornará mercadólogo. Busque por informação, se mova por dados e não apenas por emoção. Se você conseguir enxergar e entender da maneira correta, você será um profissional à frente. Aquele a quem todos irão querer saber o que está fazendo e ganhará mais autoridade ao longo da carreira.
- Atualize-se sempre. Escolheu uma carreira onde você dorme com um modelo ideal, e quando acorda já está tudo diferente. Estude áreas correlatas, saiba manejar bem ferramentas e esteja sempre aberto (a) a aprender. Isso você vai fazer para sempre.
- Trabalhe em rede. Comunique seus resultados, atraia pessoas para construir junto com você. Como profissionais de comunicação, a primeira coisa que precisamos fazer é saber comunicar. E o manejo dessa habilidade irá mudar o curso de muitas coisas nas nossas carreiras. Muitas pessoas sonham em construir algo grande; elas só precisam ser convidadas.
- Em tudo o que fizer, faça com propósito. Seja uma campanha simples ou um projeto extremamente complexo que vai mudar a sua vida… Se o propósito for claro, as chances de você desistir serão menores. E o resultado com certeza será positivo. Se a jornada for difícil e a vida estiver lhe dando muitos limões, lembre-se: ‘Não há limão tão azedo que você não possa transformar em algo mais parecido com uma limonada’.
Sobre uma boa lembrança da Metodista, ela é afirmativa: “Lá no comecinho, fim do primeiro semestre, recebi uma carta da Metô dedicada pelos meus professores, e uma frase dizia: ‘Somos confessos apaixonados pelo seu futuro’. Era só uma carta simples, mas causou em mim efeitos extraordinários”.
Acompanhe também entrevista no DGABC.
Texto: Malu Marcoccia
Fonte: Metodista