Ex-bolsista de graduação do Ciência sem Fronteiras faz doutorado em Oxford

Juliano Morimoto Borges ingressou, pelas cotas sociais, no curso de Ciências Biológicas da UFPR, em 2009, e se formou em 2013. Durante a graduação foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (2012 – 2013), na instituição Elettra Sincrotrone – Trieste, onde atuou na área de biologia molecular e estrutura de proteínas. Atualmente é doutorando no exterior, com bolsa do CNPq, no departamento de Zoologia da Universidade de Oxford, Reino Unido.

 
O aluno concluiu a graduação seis meses antes do prazo e com apenas 22 anos, pesquisa hoje a teoria da seleção sexual dos seres vivos, a escolha de parceiros para a reprodução. Segundo Juliano, esta é uma área-chave para entender o surgimento de novas espécies.

 
A pesquisa está inserida na teoria da evolução, que afirma que todos os seres vivos estão interligados. Portanto, as descobertas nesse campo são, na maioria das vezes, indiretas. No laboratório, juliano trabalha com as drosófilas, um tipo de mosca, por serem pequenas e mais fáceis de manipular. Mas os resultados podem ser aplicados a outros animais. O próximo passo é propor um novo método para medir a intensidade da seleção sexual.

 
Fonte: Comunicação da Universidade Federal do Paraná

 
Comunicação CRUB
(61) 3349-9010