Ex-presidente do CRUB é novo reitor da Universidade Católica de Brasília

O professor Gilberto Garcia é o novo reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB). A nomeação foi efetivada no último dia 17 de julho, pelo presidente do Conselho de Administração da União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), José Nilton Dourado da Silva, a partir de indicação do Conselho das Associadas da UBEC, mantenedora da UCB, conforme determinação estatutária.

Foco – O novo reitor destaca a preocupação em preservar o interesse da comunidade acadêmica e da sociedade, garantindo uma educação de qualidade sem colocar em risco a formação dos alunos diante das exigências que o momento atual imprime à educação superior, seja no que diz respeito ao ensino, à produção científica, à empregabilidade ou ao empreendedorismo. Preservar os valores da identidade dos alunos, a qualidade do ensino e a sintonia com a modernidade, dentro dos princípios cristãos, bem como atender aos altos padrões que se impõem ao ensino universitário, estão entre as propostas e desafios do novo gestor da UCB.
Com mais de 17 mil alunos matriculados em mais de 50 cursos de formação acadêmica, incluindo a graduação e a pós-graduação, ministrados nos campi de Taguatinga, Asa Sul e Asa Norte, a UCB é identificada entre as instituições de ensino de referência na formação profissional do Distrito Federal e completa 20 anos, neste dezembro, como a única universidade privada da capital do País.

 

Filósofo – Gilberto Garcia é doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), leciona no programa de pós graduação stricto sensu da PUC-GO e possui publicações tanto na área de filosofia, como nas de administração e educação nas quais desenvolve a vida acadêmica. Na filosofia, define sua linha de pesquisa na fenomenologia, na filosofia contemporânea e na antropologia. Garcia acaba de concluir o mandato de Presidente da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE). Na área acadêmica, foi reitor do Centro Universitário Franciscano do Paraná, entre 1998 e 2007, e também da Universidade São Francisco, em São Paulo, entre 2002 e 2009, presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e a Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC).

 

Dourado da Silva destacou as qualificações acadêmicas e administrativas do novo reitor e desejou pleno êxito a gestão do dirigente frente à UCB.

 

Fonte: Comunicação UBEC

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010