Exclusivo: Malala fala sobre barreiras no acesso à educação de meninas no Brasil

Fantástico conversou com exclusividade com Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2014. As ações da paquistanesa impactam jovens do Brasil, que já estão transformando as escolas nas comunidades em que vivem.

“Moro na comunidade da Maré. Recentemente eu tive um episódio em que fui pra escola bem chateada mesmo porque ocorreu uma operação policial. Às vezes, não consigo nem chegar ao colégio. E quando chego atrasada, às vezes nem mesmo a escola entende essa falta”, conta Talita Nogueira, de 18 anos.

“Suas vozes devem ser ouvidas pelos que estão concorrendo nas eleições. Eles se tornarão os futuros líderes deste país e precisam garantir que os problemas que as meninas enfrentam não sejam ignorados”, diz Malala.

Meninas atendidas pela Rede Malala fizeram questão de divulgar o manifesto. O documento é escrito por 21 diversas meninas brasileiras, incluindo negras, indígenas, trans, com deficiência e aquelas que são da zona rural.

“Existem meninas que têm diferentes desafios, diferentes barreiras no acesso à educação. Por isso comecei meu trabalho no Brasil. Outras pessoas se tornam os representantes deles, mas acho que as meninas podem ser líderes, podem ser agentes de mudança. Elas podem dizer aos líderes o que precisa ser feito”, diz Malala ao explicar por que escolheu o Brasil.

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1GloboplayDeezerSpotifyGoogle PodcastsApple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação.

Fonte: G1/Globo