Faculdades particulares já fazem vestibular pela internet

O empresário Romulo Sartori fez a seleção online   para o curso de Publicidade e Propaganda e foi aprovado

Instituições no Estado  realizam  provas de forma online, evitando que as pessoas tenham de sair de casa por causa do coronavírus.

A orientação de evitar deslocamento e aglomerações para impedir o contágio do coronavírus não será um obstáculo no sonho de quem quer ingressar no ensino superior. Na impossibilidade de aplicar provas presenciais, faculdades particulares no Estado estão oferecendo a modalidade de vestibular online.

Foi assim, sem precisar sair de casa, que o empresário Romulo Sartori, 38 anos, fez a seleção para o curso de Publicidade e Propaganda na faculdade Estácio.

Ele fez a prova no sábado, que consistiu na elaboração de uma redação, e teve tempo máximo de uma hora. “Você entra no portal do candidato da faculdade, faz o cadastro e é direcionado direto para a prova. Faz uma redação e salva dentro da própria página. Um processo totalmente intuitivo e em até 24 horas você recebe o resultado”.

Poucas horas após a conclusão da prova, ele já recebeu o resultado de aprovação. Até o processo de matrícula foi realizado online.

A orientação para quem optar pelo vestibular online é ficar atento à conexão de internet e permanecer em um ambiente calmo que facilite a concentração, além de respeitar o tempo estipulado para a concluir a prova sem pausas.

“Essa foi a maneira que a instituição criou para evitar que os interessados tenham de se deslocar para poder realizar a prova e possam fazer no conforto de sua casa ou onde considerarem melhor”, diz o gerente comercial da Estácio no Estado, Eduardo Nunes.

A Multivix é outra instituição que oferece o vestibular a distância. No site da faculdade, o interessado faz o cadastro e passa por algumas etapas com orientações em todas as fases: cadastro, redação, matrícula e anexar documentos.

A Rede de Ensino Doctum também encontrou no processo online uma solução para a realização do vestibular. O inscrito recebe um link de acesso à plataforma em que deve fazer sua redação. Após a correção da prova e aprovação do aluno, o candidato está habilitado a fazer a matrícula online.

Outras faculdades ainda vão aguardar para definir a modalidade de seus vestibulares. A Faculdade Pio XII vai manter, a princípio, a prova presencial em julho. Se o isolamento perdurar, a instituição considera a realização da prova online ou usar a nota do Enem.

Processos seletivos online

Vestibular em tempos de pandemia e isolamento

Estácio As inscrições para o Vestibular Online são gratuitas e as provas poderão ser agendadas diretamente no portal da Estácio. Confira a programação da unidade ou polo em http://inscricoes.estacio.br/.

Multivix – A faculdade foi a primeira do Brasil a ter todo o processo de inscrição, vestibular e matrícula online. O processo acontece o ano todo. Acessar o site http://multivix.edu.br.

Rede de Ensino Doctum Os inscritos e interessados vão contar com a forma de ingresso Vestibular em Casa na página http://www.vest.doctum.edu.br. O aluno, ao se inscrever, receberá um link de acesso à plataforma em que deve fazer sua redação de acordo com o tema proposto. Após a correção da prova e aprovação, ele estará habilitado a fazer a matrícula online e começar a estudar em abril.

UVV – A universidade possui a estrutura para a realização da prova online para todos os cursos (exceto Medicina), mas ainda não planeja substituir o processo seletivo presencial tradicional. Por enquanto, estão abertas as inscrições para o vestibular dos cursos a distância: https://www.uvv.br/ead/graduacao

Faculdade PIO XII – Vai manter, a princípio, a prova presencial, mas considera a realização da prova online ou usar a nota do Enem.

UniSales – O Centro Universitário Salesiano analisa usar a nota do Enem como forma de acesso, caso não seja viável a realização da prova presencial.

Foto: Beto Morais / AT

Fonte: Faculdades particulares já fazem vestibular pela internet | Tribuna Online