Farmácia Escola e Laboratório da UEPB oferecem serviços à comunidade universitária e aos usuários do SUS

A Farmácia Escola e o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferecem importantes serviços tanto para a comunidade acadêmica, como para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Localizados no Complexo Três Marias, no Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), os dois setores contam com uma moderna estrutura de equipamentos.

O laboratório da Farmácia Escola tem se destacado na produção de álcool em gel e glicerinado, itens imprescindíveis para prevenir o contágio da covid-19. Desde o início da pandemia, até o momento, a Farmácia Escola já produziu mais de mil litros de álcool, sendo 806 litros em gel, e 244 litros glicerinado. O laboratório ofereceu abastecimento desses produtos a alguns hospitais e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Campina Grande durante a pandemia.

Já o LAC realiza exames gratuitamente para a população de Campina Grande e região circunvizinha. O Laboratório acolhe pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com prioridade para os exames solicitados pela Unidade Básica de Saúde que funciona no Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, seguindo as medidas sanitárias de combate à pandemia de covid-19 e os protocolos de biossegurança.

 

Fonte: UEPB