Fies 2020: inscrições para vagas remanescentes serão abertas em 26/10

Devido a problemas técnicos, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do período de inscrição para concorrer às vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020. O novo período de inscrição será aberto no dia 26 de outubro e ficará disponível aos candidatos até o dia 3 de novembro.

As inscrições para as vagas remanescentes do Fies 2020 começaram no dia 6 de outubro, mas a elevada procura ocasionou sobrecarga e instabilidade no sistema. A ampliação dos prazos foi confirmada em publicação do MEC no Diário Oficial da União nesta terça-feira (13).

No edital, o MEC afirma que aqueles que já conseguiram realizar as inscrições entre os dias 6 e 7 de outubro não serão prejudicados e poderão consultar a situação de sua inscrição nos dias 26 e 27 de outubro.

As vagas remanescentes do Fies são aquelas não preenchidas ao longo de um processo seletivo, seja por desistência de candidatos pré-selecionados na primeira, segunda chamada e na lista de espera ou, ainda, por falta de documentação. Ao todo, serão oferecidas 50 mil vagas remanescentes do Fies para o 2º semestre de 2020.

Veja como ficam as novas datas para inscrições para as vagas remanescentes do Fies 2020:

  • Início do novo período de inscrição: 26 de outubro, às 7h;
  • Término do prazo de inscrição para alunos não matriculados no Ensino Superior: 3 de novembro, às 23h59;
  • Término do prazo de inscrição para alunos já matriculados no Ensino Superior: 27 de novembro, às 23h59;
  • Data para consulta de candidatos que conseguiram se inscrever no período de 6 e 7 de outubro: 26 de outubro, às 7h, e 27 de outubro, até às 23h59.

Como se inscrever nas vagas remanescentes do Fies?

  • Acesse a Página do Fies: http://fies.mec.gov.br/;
  • Faça seu login pelo Gov.br;
  • Escolha a sua primeira opção do grupo de preferência, o candidato ainda poderá indicar em ordem de prioridade até três opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino;
  • Conclua a sua inscrição.

Após isso, o candidato deve esperar dois dias úteis e entrar em contato com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida.

Clique aqui e veja: Como fazer seu cadastro no Gov.Br?

Quem pode concorrer às vagas remanescentes do Fies?

De acordo com o edital da seleção, pode concorrer às vagas aquele que:

  • tenha participado do Enem a partir da edição de 2010, obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos e nota na prova de redação superior a zero; e
  • possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Além disso, aqueles que tenham sido pré-selecionados na chamada regular do Fies 2020 não poderão concorrer às vagas remanescentes enquanto houver pendências na complementação, validação dos financiamentos anteriores ou esteja usufruindo de outro tipo de financiamento estudantil.

Fonte: Revista Quero