O Sistema Informatizado do Fies (SisFies) já está disponível para realização de aditamentos. Os estudantes que pretendem fazer a renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem acessar o sistema, mediante CPF e senha, até 30 de abril.
Para novos contratos, o SisFies estará disponível em breve e o requerimento poderá ser realizado até junho próximo.O sistema foi retirado do ar para que fossem feitas adequações às portarias normativas 21 e 23, editadas pelo MEC nos últimos dias do ano passado.
Elas estabelecem mudanças para concessão do financiamento estudantil, entre elas a obrigatoriedade de pontuação mínima de 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o candidato obter o benefício.
Reformulações
Segundo a assessoria de imprensa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC, as novas normas determinaram a retirada do Sisfies do ar para fazer as adequações.
Esta semana, o secretário-executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa, disse que o sistema seria reaberto e que os estudantes não seriam prejudicados.
Estatística
O Fies tem 1,9 milhão de contratos registrados no período de 2010 a 2014 e abrange mais de 1.630 instituições de educação superior. O fundo financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
Podem pedir o benefício os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Em 2010, o Fies passou a funcionar em novo formato, sob a gerência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Desde então, os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, foi aberta ao estudante a possibilidade de pedir o financiamento em qualquer período do ano.
Fonte: Portal Brasil
Comunicação CRUB
(61) 3349-9010