Flip vai homenagear 1ª mulher negra a publicar um livro no Brasil

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) celebra sua 20ª edição retomando às ruas e praças da cidade. A Festa acontece entre 23 e 27 de novembro de 2022. Sobre o fato de a data coincidir com a Copa do Mundo, o diretor artístico da Flip, Mauro Munhoz, destaca que a expectativa é que haja um debate muito rico e inspirador.

Algumas das presenças do evento são a autora norte-americana Saidiya Hartman, a brasileira Cida Pedrosa e a argentina Camila Sosa Villada.

A homenageada deste ano é a escritora Maria Firmina dos Reis, primeira mulher negra a publicar um livro no Brasil. A autora terá duas mesas na programação principal da Flip e, em outubro, um ciclo de debates em parceria com o Sesc.

Sua obra mais conhecida é Úrsula, romance abolicionista que aborda o cotidiano de escravos brasileiros no século 19. Nascida em 1822, Maria Firmina dos Reis morreu sem reconhecimento em 1917. Porém, na década de 1970 a autora se torna referência para pesquisadores de História. As personagens e narrativas de Maria Firmina abordam os valores humanos, a educação e a imaginação.

O escritor paratiense Zezito Freire, que completaria 100 anos de nascimento em 2022 ,também receberá uma homenagem.

Além das mesas, que começam às sete horas da noite do dia 23 e se encerram na manhã do dia 27, a programação conta com a Flipinha, direcionada para as crianças, e a Flipzona, dedicada ao público jovem.

Os ingressos custam de R$ 60 a R$ 120. A data de início das vendas ainda não foi divulgada.

Nos últimos dois anos, a Flip foi realizada em formato híbrido, com mesas virtuais e programação em espaços parceiros, que ultrapassaram os limites de Paraty, chegando a locais como Parauapebas e Canaã dos Carajás, no Pará.

Fonte: Agência Brasil