Formação de docentes será debatida por 18 entidades

OMinistério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria n°604, que amplia o número de representantes do Grupo de Trabalho (GT) que vai propor políticas de melhoria da formação inicial de professores, criado pela Portaria nº 587. Ao todo, serão 18 entidades participantes.  

Foram incluídos no GT: Associações Brasileiras de Universidades Comunitárias e Confessionais; Estabelecimentos de Ensino do Setor Privado; Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior (Condicap); e Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). 

O GT também será composto por representantes de todas as secretarias do MEC; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); do Conselho Nacional de Educação (CNE); da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes); do Fórum Nacional de Educação (FNE); da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); das Associações Brasileiras de Universidades Comunitárias e Confessionais, e de estabelecimentos de ensino do setor privado.  

As 18 entidades nomeadas representam variados setores da educação brasileira. No GT, elas terão 60 dias. Após o término desse prazo, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação, encaminharão o relatório final para análise do Ministro de Estado da Educação, no prazo de 30 dias. 

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, classificou a portaria que cria o GT uma convocação para que todos possam se sentar à mesa e unir esforços para alcançar o objetivo de melhorar a qualidade da educação do Brasil. “Precisamos garantir que as nossas crianças e jovens tenham uma oportunidade de vida melhor. E nada se faz se não for através da educação”, finalizou. 

 

Fonte: MEC