Ministro da Educação confirma presença na abertura do 5° Fórum de Reitores do CRUB

Um espaço único para debater os assuntos atuais da Educação Superior com todos os segmentos: esse é o objetivo do 5° Fórum de Reitores do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, que vai reunir reitores e reitoras de todo país e de todos os segmentos universitários, para discutir e trocar experiências sobre os grandes temas da Educação Superior brasileira.

Com a organização do CRUB, patrocínio da ClarivateAnalytics, Grupo COBRAFIX e Fundacred, com o apoio das associações dos segmentos: ABIEE; ABRUC; ABRUEM; ANEC e ANUP, e da Universidade Católica de Brasília e a Universidade Corporativa Semesp, o Fórum será realizado entre os dias 10 e 11 de novembro, no Campus II da Universidade Católica de Brasília, Asa Norte -DF. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do evento: www.crub.org.br/eventos/.

O tema desta edição é “Indicadores de qualidade da Educação Superior: análises e adequações”. Todos os painéis e mesas de debate do Fórum estarão voltados para a análise da avaliação da Educação Superior, contado com a presença de representantes do Ministério da Educação e suas autarquias para que juntos com os reitores do CRUB possam debater e sugerir mudanças para a melhoria do sistema de avaliação do país, trabalhando em sintonia com as Instituições governamentais responsáveis por tal área.

Histórico do evento

O Fórum de Reitores está em sua quinta edição, conheça os temas debatidos nas edições anteriores deste grande evento dos reitores do CRUB:

1° Fórum – Tema: “Plano Nacional de Educação e os desafios e perspectivas para a expansão da educação superior com qualidade”, ocorreu na Universidade Tiradentes (Unit), em Aracajú (SE) entre os dias 29 e 30 de agosto de 2013.
2° Fórum – Tema: “Autonomia e Avaliação: o ENADE em questão”, ocorreu na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em São Paulo (SP) entre os dias 10 e 11 de fevereiro de 2014.
3° Fórum – Tema: “Internacionalização: um indutor de qualidade para a Educação Superior Brasileira”, ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), em Goiânia (GO) entre os dias 03 e 04 de novembro de 2014.
4° Fórum – Tema: “Fortalecendo o papel da universidade no processo de inovação e desenvolvimento tecnológico regional”, ocorreu em Brasília (DF) no dia 28 de abril de 2016.

Fique por dentro da programação do 5° Fórum de Reitores do CRUB:

base-cabecalho-programacao-2

Dia 10 de novembro (quinta-feira)

16h30 às 18h – 87ª Reunião Plenária do CRUB – Somente para os reitores associados ao CRUB

18h30– Credenciamento para o 5º Fórum de Reitores

19h30 – Abertura Oficial do Fórum

20h30 – Coquetel de boas-vindas

Dia 11 de novembro (sexta-feira)

09h – Os atuais indicadores de qualidade do ensino superior e propostas de aperfeiçoamento ao sistema de avaliação – PALESTRANTE: Mariangela Abrão – Coordenadora Geral de Controle e Qualidade da Educação Superior – INEP

09h30 – Os indicadores de qualidade e o processo de regulação – PALESTRANTE: Rubens de Oliveira Martins – Chefe de Gabinete da SERES/MEC 

10h – Os atuais indicadores de qualidade do ensino superior: a visão das IES – PALESTRANTE: Prof. Arlindo Cardarett Vianna – Reitor da Universidade Veiga de Almeida e Presidente da Ilumno Brasil 

10h30Coffee break

11h – Debate dirigido – DEBATEDOR: Prof. Joaquim Soares Neto – Representante da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES/MEC)

12h – Brunch

13h30– Novas perspectivas e possibilidades para os insumos da avaliação da Educação Superior: propostas do CRUB. – PALESTRANTE: Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto – Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Presidente do CRUB e da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE) 

14h – Debate

15h – Encaminhamentos finais: “Carta de Brasília”

15h30 – Encerramento

Serviço:

5° Fórum de Reitores do CRUB e 87ª Reunião Plenária
Data: 10 e 11 de novembro de 2016
Local: Auditório São Francisco de Assis do Campus II da Universidade Católica de Brasília – Endereço: SGAN 916, módulo B, Avenida W5 – Asa Norte/DF
Site do evento: www.crub.org.br/eventos/

2rodape-programacao

Comunicação CRUB
(61) 3349 9010