Fórum Internacional de Televisão TV MORFOSIS acontecerá no Brasil

Entre os dias 21 e 22 de outubro, acontece na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos, a 7° edição do TV MORFOSIS. O evento que é uma propriedade intelectual da Universidade de Guadalajara e é coordenado pela Diretoria de Rádio e Televisão da Universidade, tem o objetivo de mostrar a opinião e visão de vários especialistas da mídia internacional e tecnologias de comunicação sobre a situação atual da televisão.

 

Composto por uma série de debates, com painéis televisionados como um programa de TV educativa, o TVMorfosis tem a coordenação acadêmica de Guillermo Orozco, Doutor em Educação pela Universidade de Harvard e acadêmico da Universidade de Guadalajara, reconhecido pesquisador do tema educação e televisão.

 

A edição brasileira do fórum contará com a presença de 16 especialistas do Brasil, México, Colômbia e Espanha, atuando em 5 painéis com duração de 60 minutos cada um. Todos os painéis serão transmitidos ao vivo para sete países de três continentes, bem como serão gravados e disponibilizados para os participantes e para as televisões universitárias associadas à Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) por meio da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU).

 

No México, o TVMorfosis é realizado dentro da Feira Internacional de Livros de Guadalajara, a segunda maior feira de livros do mundo. Sua primeira edição fora do país de origem foi em 2013, na Colômbia, que recebeu o evento também no mês de maio de 2014.

 

O evento no Brasil está sendo promovido pela ABTU, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e da Universidade de Guadalajara (UDG), através do Canal 44, criador do evento.

 

Para o presidente da ABTU e diretor da TV Univap, Fernando Moreira, sediar o TV MORFOSIS é uma experiência única e um grande desafio “O evento TV Morfosis é hoje o maior espaço acadêmico destinado a televisão e ao mercado audiovisual em toda a América Latina e fazer uma versão no Brasil é um grande desafio, mas também uma grande oportunidade para mostrar as experiências realizadas no Brasil e dar a conhecer o que existe de mais significativo no ambiente de TV educativa e pública em vários países, justamente em um momento de grandes mudanças no cenário brasileiro“.

 

Sobre os organizadores

 

A Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), é uma Universidade Comunitária, mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino. Mantém, desde 1997, a TV UNIVAP, uma das mais importantes TVs Universitárias do Brasil, com um projeto pedagógico focado na participação efetiva dos alunos dos Cursos de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação. Sua programação é transmitida, via cabo, para cinco cidades do Vale do Paraíba e mantém parcerias de trabalho com Canal Futura, TV Cultura de São Paulo e TVs Universitárias brasileiras e de outros países.

 

A Universidade de Guadalajara (UDG) é a segunda maior universidade pública do México, com mais de 230.000 alunos e a primeira a ter um sinal de televisão digital aberta nesse país. Seu sinal é transmitido também pela Internet e por um canal internacional em TV Digital aberta para a cidade de Los Angeles, nos EUA.

 

A ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária) foi fundada em 30 de outubro de 2000 para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que produzem televisão educativa e cultural. Ela se tornou o instrumento político e técnico para a articulação deste grande esforço coletivo. Sediada atualmente em São Paulo-SP, a ABTU representa o mais novo segmento audiovisual no país e trabalha pela expansão das atividades universitárias no campo da mídia e da teleducação.  Suas associadas são instituições conceituadas, nacional ou regionalmente, que transmitem informação e cultura em todas as tecnologias disponíveis de televisão: ondas eletromagnéticas (nas frequências VHF e UHF), cabo, satélite e Internet.

 

Serviços:

 

Faça sua inscrição aqui.

 

Acesse a programação do evento.

 

Mais informações sobre o evento no site.

 

Fonte: TV Morfosis

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010