Fórum Nacional da Educação apresenta relatório das atividades da Conae 2022

Representantes do Fórum Nacional de Educação (FNE) estiveram reunidos, na terça-feira (20), com o ministro da Educação, Victor Godoy, e entregaram ao titular da Pasta o documento base e os resultados de todas as votações realizadas durante a Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento foi promovido pelo FNE, com apoio do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, a Conae 2022 reuniu representantes e autoridades dos segmentos da educação pública e privada, no âmbito municipal, estadual e federal, desde a educação básica até a pós-graduação.

Na abertura da Conferência, o ministro Victor Godoy, de forma virtual, realizou um balanço dos principais programas educacionais desenvolvidos pelo MEC.  “É necessário reforçar que a educação é uma política de Estado e, nesse sentido, é importante registrar marcos relevantes e que devem permanecer em desenvolvimento, independente de espectros políticos, partidários e ideológicos.”, disse o ministro.

Durante os três dias de evento, os agentes educacionais trataram sobre acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial, diversidade, democratização do acesso, permanência, aprendizagem, gestão do fluxo escolar e ainda avaliação e regulação das políticas educacionais.

Foram debatidas, ainda, temáticas relevantes para a educação nacional, que tiveram como base o Plano Nacional de Educação em vigor. Além disso, foram discutidas e apresentadas proposições para a construção do novo plano para o decênio 2024-2034, bem como o cenário e os desafios para a Educação.

A Conae contou com a participação de 1.259 delegados e 110 observadores credenciados. Os 14 colóquios ou plenárias de subeixos realizados na tarde do dia 29 de novembro tiveram 820 participantes ativos. As votações dos eixos do documento base, realizadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, congregaram 761 participantes. A plenária final contou com a presença de 605 participantes.

Como próximo passo, a Comissão de Monitoramento e Sistematização do FNE se debruçará para transformar o relatório em documento final, procedendo às adequações de estilo, formatação para compartilhamento com os partícipes da Conferência, órgãos responsáveis pelo Plano Nacional de Educação e sociedade em geral.

Fonte: MEC