Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro debate o protagonismo do estudante

O fortalecimento da educação superior do país, com foco na valorização do estudante, está sendo debatido no 24º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo (SP). O ministro da Educação, Victor Godoy, e representantes da Pasta participaram da abertura do evento.

Neste ano, o evento abordará a temática ‘É sobre o estudante, SIM! Mais do que uma oferta de conteúdo, é sobre uma experiência memorável’, inspirada no livro de Paul Le Blanc “Students First: Equity, Access, and Opportunity in Higher Education”.

Durante sua explanação, o ministro reforçou a importância de trabalhar a educação superior em parceria com a União, os estados, os municípios, o setor privado e toda a sociedade brasileira.

O titular do MEC também mostrou ações e programas desenvolvidos na Pasta que reforçam a importância do acesso ao ensino superior, bem como sobre a regulamentação de cursos. Victor Godoy destacou que o governo brasileiro tem trabalhado para garantir mais transparência e menos burocracia, proporcionando segurança para as instituições de ensino superior do país ampliarem o acesso ao ensino superior.

Foram apresentados dois novos sistemas em desenvolvimento no MEC: o e-MEC e o e-CEBAS (que significa Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Educação). Em fase de elaboração, o e-CEBAS é a ferramenta necessária para que a análise se dê de maneira ágil e segura, facilitando a apresentação da documentação necessária pela entidade, bem como a análise técnica realizada pela área competente, visto que haverá no sistema os dados necessários e integração de informações que subsidiam uma comparação analítica.

Já o e-MEC, que está sendo reformulado, é um sistema utilizado para atender às demandas da regulação e supervisão de cursos da educação superior. É uma ferramenta eletrônica voltada para instituições e cursos de educação superior. Constitui a base de dados oficial e única de informações relativas às instituições de educação superior e cursos de graduação do Sistema Federal e Estadual de Ensino.

Dentre as novidades do e-MEC, está a integração com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e integração com a base da Receita Federal do Brasil, para checagem e validação de informações cadastrais. Haverá ainda disponibilidade de acesso mobile para que os avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possam realizar o upload das informações no momento da visita técnica e integrá-las diretamente ao sistema após a validação. Essas mudanças proporcionarão um grande ganho de eficiência e economia processual.

24º FNESP

Nos dois dias de evento, temas como tecnologias educacionais, transformação digital, aprendizado personalizado, modelos acadêmicos, retenção dos estudantes, engajamento, comunicação e marketing serão discutidos e debatidos a partir da perspectiva da experiência do estudante.

Hoje, 30 de setembro, a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres), Diana Azin, ministrará uma palestra com o tema ‘Novas Perspectivas da Regulação da Educação Superior no Brasil’.

Além do ministro da Educação, a mesa de abertura do 24º FNESP contou ainda com as presenças da presidente do Semesp, entidade que representa instituições de ensino superior no Brasil, Lúcia Texeira; do secretário-executivo do MEC, José Barreto Junior; da secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Diana Azin; do secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas; do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), Marcelo Ponte; do membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi; e da presidente do CNE, Maria Helena Guimarães.

Fonte: MEC