Frente Parlamentar das Comunitárias é lançada em Brasília

No objetivo de ampliar o diálogo com o Congresso brasileiro nos temas da educação comunitária, foi lançada a Frente Parlamentar Mista das Universidades Comunitárias durante a Assembleia Geral da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), no último dia (4), em Brasília.

A Frente promoveu um Café da Manhã com Parlamentares na ABRUC, com a presença das Senadoras Ana Amélia PP/RS, Fátima Bezerra PT/RN, dos Senadores Lasier Martins PSD/RS, Pedro Chaves PSC/MS, Dalírio Beber PP/SC, das Deputadas Carmen Zanotto PPS/SC, Maria do Rosário PT/RS, dos Deputados Jorginho Mello PR/SC (Presidente da Frente Parlamentar das Comunitárias), Marco Tebaldi PSDB/SC, Pedro Uczai PT/SC, Onix Lorenzoni DEM/RS, Jones Martins PMDB/RS, Hugo Leal PSB/RJ, e Reitoras e Reitores das Faculdades, Centros Universitários e Universidades Comunitárias.

O Deputado Jorginho Melo PR/SC, destacou que a Frente Parlamentar das Comunitárias renova as demandas e o conteúdo do segmento comunitário junto ao Congresso, e permitirá que temas urgentes e caros da agenda da educação superior sejam mais amplamente discutidos nas Comissões do Senado e Câmara, nas Audiências Públicas e outros eventos que a Frente irá promover.

A Senadora Ana Amélia PP/RS, disse que a educação superior no RS tem nas Universidades Comunitárias um esteio de segurança educacional, de qualidade acadêmica e uma presença nas comunidades ofertando um serviço de altíssima qualidade na educação, saúde e assistência social. Ela ainda comentou o PLS 16/2015, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de fundos patrimoniais vinculados ao financiamento de instituições públicas de ensino superior, e que poderá incluir as instituições comunitárias.

O Senador Pedro Chaves PSC/MS, lembrou sua trajetória na educação superior e que o seu mandato está aberto para acolher as principais reivindicações do segmento comunitário, e destacou que no MS a Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e a Faculdade Santa Tereza são exemplos desse modelo de organizações sem fins lucrativos.

A Frente Parlamentar Mista pela Valorização da Educação Comunitária já conta com a adesão de mais de 200 Parlamentares, e suas primeiras atividades serão focadas no debate do Financiamento Estudantil (para além do FIES), e na Certificação CEBAS.

A Frente Parlamentar das Comunitárias é uma iniciativa apoiada pelo Fórum de Presidentes das Comunitárias formada pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas – ABIEE, Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC, Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC e Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ABRUC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010