Futuro das avaliações é tema de webinário

Mudanças no Saeb, no Enem e no Ideb foram debatidas durante encontro internacional de jornalismo de educação

Entender e discutir como serão as avaliações externas nos próximos anos. O assunto foi tema de webinário nesta terça-feira, 15 de dezembro, promovido pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, participou do evento, que ocorreu por videoconferência devido à pandemia de COVID-19. Fizeram parte também do encontro o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Soares; o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Luiz Araújo; e o professor titular de Economia na Universidade de São Paulo (USP), Reynaldo Fernandes.

A reformulação das avaliações tem como objetivo proporcionar maior agilidade nas informações sobre o ensino brasileiro. A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por exemplo, a partir de 2021, passará a ser anual e aplicada para todos os anos e séries a partir do 2º ano do ensino fundamental. Pelo modelo anterior, que era aplicado a cada dois anos, apenas estudantes de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio participavam da avaliação. Agora, todos os alunos das redes pública e privada serão avaliados.

Durante o debate, Alexandre Lopes foi questionado sobre essas e outras mudanças nos métodos avaliativos e os meios de aplicação, que passarão a ser em formato digital. “O Inep está preparado para essas transformações. O objetivo é usar a avaliação no processo de aprendizagem, proporcionar uma nova experiência nas escolas, além de procurar trazer as famílias para dentro do debate. Queremos ajudar a fomentar a participação do núcleo familiar nas escolas”, ressaltou.

O Novo Saeb propõe que as famílias e as escolas possam avaliar como os estudantes estão recebendo o conhecimento, indo além da proposta inicial de avaliar o sistema educacional de modo geral. A implementação será gradual e terá início no segundo semestre de 2021. Os estudantes do ensino médio que fizerem a prova da 1ª série no ano que vem já estarão concorrendo a vagas nas universidades quando concluírem o ciclo, em 2023.

Outra novidade é que a prova do Novo Saeb poderá ser usada como mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior. O novo modelo traz o chamado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado. Nele, as provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries. Essa nota poderá ser utilizada para acesso à educação superior.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também foi pauta na discussão. Criado para monitorar o desempenho da educação no Brasil, o índice será atualizado. Lopes explicou que o colegiado responsável pelo estudo técnico sobre as mudanças do Ideb apresentou e aprovou o plano de trabalho que vai direcionar as análises e os encaminhamentos para a reformulação do indicador. “Em relação ao Ideb, vamos abrir essa discussão com a sociedade, direcionar o esforço para a construção de metas e, assim, aumentar a compreensão da análise. O momento é propício para esse debate”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Social do Inep 

Foto: Inep

Fonte: Inep