Governo anuncia novo Ensino Médio

Entenda o que muda com a nova base curricular do ensino médio

O anúncio da medida provisória foi feito nessa quinta-feira (22) pelo Presidente Michel Temer. A Medida Provisória (MP) flexibiliza o currículo do ensino médio, prevê a ampliação de carga horária e institui política pública de escolas em tempo integral.

O texto reduz pela metade as horas de disciplinas obrigatórias. Com isso, a outra metade da carga horária dos três anos do ensino médio vão ser preenchidas a partir da escolha do estudante.

O aluno terá cinco áreas do conhecimento para escolher: ciências humanas, linguagem, ciências da natureza, matemática e formação técnica e profissionalizante.

As disciplinas de matemática e português serão as únicas necessariamente obrigatórias para os três anos do ensino médio. Educação Física e artes se tornam opcionais.

Outra mudança é a ampliação gradual da carga horária, de 800 para 1.400 horas anuais. Com isso, as aulas seriam de sete horas diárias durante os 200 dias letivos.

A medida cria a Política de Escolas de Ensino Médio em tempo integral. O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que até o fim de 2018 será investido R$1,5 bilhão e a expectativa é dobrar o número de alunos em escolas de tempo integral, chegando a 500 mil novos estudantes.

A Medida Provisória nº 746/2016, que promove as alterações no ensino médio, foi publicada na última sexta-feira (23)  no Diário Oficial da União, edição extra nº 184-A.

Fonte: EBC – Radioagência Nacional / Foto: Arquivo/Agência Brasil

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010