Grandes líderes da área educacional confirmam presença no seminário Evasão no Ensino Superior Brasileiro

Grandes líderes de instituições de ensino e especialistas na área educacional já confirmaram presença no seminário Evasão no Ensino Superior Brasileiro, que acontecerá nos dias 18 e 19 de junho, em São Paulo. A proposta do evento é promover um espaço dinâmico para os presentes compartilharem problemas e obterem soluções efetivas que combatam esse desafio. O seminário é organizado pela Universia Brasil, sob a curadoria do expert no assunto, professor Oscar Hipólito. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento com preços exclusivos para IES parceiras da rede Universia.

 

Embora o número de estudantes matriculados nas universidades brasileiras tenha registrado um aumento de 5,5 milhões nos últimos 15 anos, a evasão do Ensino Superior ainda atinge 25% dos alunos na rede privada e 12% na rede pública.

 

Para debater sobre o assunto, os dois dias de evento contarão com cinco blocos de debates e apresentações. O primeiro bloco terá um panorama estatístico sobre a situação atual das desistências no ensino superior, apresentação de cases de sucesso nacionais e internacionais e uma palestra sobre a importância do nivelamento de conteúdos como ferramenta para conter a evasão.

 

Entre os assuntos que serão discutidos no segundo dia de evento: dinâmica de evasão no EAD e financiamento estudantil. O seminário será encerrado com uma grande mesa de debates.

 

Confira a seguir um breve resumo sobre os líderes que irão participar do seminário:

 

 

Chairman do Evento: Prof. Oscar Hipólito
Reitor da Universidade Anhembi Morumbi desde 2013 e Vice-Presidente Acadêmico da Laureate Brasil desde 2011. Reitor da Universidade Anhembi Morumbi desde 2013 e Vice-Presidente Acadêmico da Laureate Brasil desde 2011. Formação em Física pela UNESP de Rio Claro, Mestre em Ciências pela USP e Doutor em Física pela USP.

 

Palestrantes por ordem alfabética:

 

 

Professor Dr. Eng. Benedito Guimarães Aguiar Neto
Vice-presidente do CRUB e reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba respectivamente em 1977 e 1982, doutorado em Engenharia Elétrica pela Technische Universität Berlin, Alemanha 1987 e pós-doutorado pela Universityof Washington, EUA 2008. Professor titular aposentado da Universidade Federal de Campina Grande.

 

Bruno Giardino
Analista do Banco Santander Brasil, acompanha o setor de educação superior desde 2007, quando passou a integrar o time de Equity Research do Santander. Bruno participou do IPO da Ser Educacional e das ofertas de follow-on de Anhanguera, Estácio e Kroton. Bruno é engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006) e é analista certificado pelo CFA Institute (2011).

 

Professor Carlos Alexandre Netto
Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Graduado em Medicina pela UFRGS, com Mestrado e Doutorado pela mesma Universidade. Realizou Pós-doutorado em Neurociências na Universidade de Londres, é professor titular do Departamento de Bioquímica e orientador em cursos de Pós-graduação na área biomédica. Atualmente é Presidente da Associação Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

 

Professor Christian Ortega
Vice President Student Experience Global Laureate Network. Executivo e líder acadêmico com mais de 20 anos de experiência no setor de ensino superior tendo desempenhado diversos cargos como professor, coordenador de curso, Diretor de unidade, Pro Reitor Institucional da AIEP no Chile entre 2001 e 2005 e Diretor de Operações da Universidad del Valle do México entre 2005 e 2007. Está atualmente conduzindo um esforço global para melhorar a experiência e sucesso do estudante na Laureate International Universities como vice-presidente de Experiência Estudantil da Rede Global, que inclui 80 instituições em 30 países.

 

Marco Antonio Zago
Reitor da USP desde 25 de janeiro de 2014. Professor titular desde 1990, graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1970), obteve títulos de mestre e de doutor em Clínica Médica pela mesma faculdade, é docente em dedicação exclusiva desde 1973. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (da qual foi diretor), Fellow of the World Academy of Sciences (TWAS), foi presidente do CNPq (Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2007-2010), foi Pró-reitor de Pesquisa da USP na gestão de 2010 a 2013.

 

Daniel Mitraud
Superintendente do Santander Universidades. Executivo responsável pela oferta de valor para os clientes ligados ao Ensino Superior (Professores, Funcionários Adm. Universitários e Jovens Profissionais). Daniel tem 25 anos de experiência no mercado financeiro, atuou em diversas áreas de negócio com planejamento estratégico e desenvolvimento de produtos e serviços. Nos últimos 10 anos está dedicado ao Santander Universidades.

 

Eduardo Bontempo
Eduardo Bontempo é co-fundador da Geekie Games, empresa pioneira na oferta de aprendizado personalizado Brasil e a única credenciada pelo Ministério da Educação. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cursou MBA em Massachussets Institute of Technology (MIT) e foi escolhido como o inovador do ano pelo MIT Technology Review.

 

Professor Jesualdo Pereira Farias
Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação. Foi homenageado como o melhor Reitor do Ceará na 11º Edição dos Melhores da Política e da Administração Pública e Social do Ceará – PPE. Em 1985, trabalhou no Setor de Mecânica e Materiais do NUTEC. Ao mesmo tempo, atuou como professor do Curso de Engenharia Mecânica da UNIFOR. Em 1986, foi o único brasileiro selecionado pela Japan International Cooperation Agency (JICA) com uma bolsa de estudos do governo japonês para cursar especialização em Metalurgia Física no Municipal Industrial Research Institute na cidade de Nagoia.

 

Professora Dra. Josiane Maria de Freitas Tonelotto
Reitora de EAD da Laureate Brasil. Líder acadêmica do EAD nacional da Rede Laureate. Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco, é mestre e doutora em Ciências Médicas – Neurologia Infantil pela UNICAMP. Tem experiência no Ensino Superior tendo trabalhado em universidades como USF e PUCCAMP. Também possui experiência em Pesquisa, tendo sido Bolsista Produtividade CNPq e bolsista FAPESP. Ingressou na rede Laureate Brasil em 2006 com a proposta de desenvolver e implantar padrões de qualidade para as atividades acadêmicas da Universidade Anhembi Morumbi.

 

Professor Luciano Sathler
Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância ABED (2011-2015). Diretor de Educação a Distância na Universidade Metodista de São Paulo e Diretor de Inovação e Marketing das Instituições Educacionais Metodistas Brasil. Professor colaborador do Mestrado em Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Administração pela FEA / USP (2008).

 

Rubens Oliveira
Diretor do Instituto de Estudos avançados – IEA, especializado em capacitação e treinamento em EaD, integrante do DOT Group, empresa de soluções digitais para educação, comunicação e inteligência. Engenheiro com MBA pela University of Southern California (EUA) e Doutorado em Economia Internacional pela Universidade de Alcala (Espanha). Atuou no Setor de Promoção Comercial do Itamaraty em Madri por quatro anos, prospectando mercados para empresas brasileiras. Foi Diretor Nacional e para América Latina da Universidade Estácio de Sá.

 

Além de propiciar uma oportunidade intercâmbio de experiências entre as grandes instituições de ensino superior do país, o seminário também irá fornecer material de apoio e um certificado digital de participação.

 

SERVIÇO:

 

O Que: Seminário Evasão no Ensino Superior Brasileiro
Quando: 18 e 19 de junho de 2015
Duração: 14 horas
Onde: Auditório do Mezanino na Torre Santander à Av. Juscelino Kubitschek, 2235 – Vila Olímpia – 04543-011 – São Paulo – SP
Inscrições online aqui.
Contato para informações: Raíssa Souza ou Michaela Malavazi
Telefones: +55 11 3553 5168 / +55 11 3553 0964 relacionamento@universia.com.br

 

Fonte: Universia Brasil

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010