Grupo de trabalho formado pela UCS doa 72 mil escudos faciais para redes públicas de Saúde e de Segurança

Equipamento conta com viseira de PET acoplada a tiara injetável

Considerando o valor de mercado, o equivalente a R$ 4 milhões em escudos faciais – equipamento de proteção individual (EPI) usado por profissionais da Saúde – foram produzidos e doados por empresas da região nos últimos 30 dias. Formado no dia 23 de março por iniciativa da Fundação Universidade de Caxias do Sul, por meio da UCS, do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, e do Hospital Geral, o grupo de trabalho de produção de EPIs distribuiu gratuitamente, até 21 de abril, 72.063 unidades dos protetores, sendo 6.400 em Caxias, 54.413 para outros municípios do Rio Grande do Sul RS e 11.250 para outras localidades do país.

A meta agora é produzir mais 150 mil unidades nas próximas semanas, para continuar a entrega à rede pública de Saúde visando equipar médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais envolvidos no enfrentamento à Covid-19. Além das equipes de Saúde, órgãos de Segurança Pública, do Estado e do país, também serão novamente beneficiados com as doações.

Composto por uma viseira de PET acoplada a uma tiara injetada, o escudo facial é utilizado para aumentar a proteção dos profissionais no trato com os pacientes ou na abordagem direta de pessoas.

O grupo de trabalho, reunindo empresários e profissionais de diferentes áreas, foi um dos três constituídos pelo TecnoUCS na força-tarefa no final de março – os outros dois estão envolvidos no projeto que desenvolveu um ventilador pulmonar para ser utilizado em hospitais de campanha montados para pacientes da doença causada pelo novo coronavírus.

Estão envolvidos na produção e logística de distribuição das EPIs as seguintes empresas e entidades: Grendene S/A, New Tech Company, Dellaplast, Zextec Consultoria Industrial, Lineform Termoformados, Sulpet Plásticos, Simplás, Lamina Indústria Plástica, Sulmax Componentes e Ferramentas, Raskalo Produtos de Beleza Plásticos Itália, Grupo Bigfer, Multinova, Mullplast, 3D Impressos, Projeto Hígia, Lions Clube, Instituto Cultural Floresta (ICF), Mercur, RMR Plásticos, Donna Faé Imobiliária, Trombini Embalagens, Sorvelândia, Supriserra Suprimentos, Kodex Express, FedEx, Vitlog Transportes, Fetransul e RodOil.

Foto: Divulgação

Fonte: Grupo de trabalho formado pela UCS doa 72 mil escudos faciais para redes públicas de Saúde e de Segurança.