Hospital PUC-Campinas fará testes de uma vacina contra a Covid-19

O Hospital PUC-Campinas vai ser um dos centros de pesquisa dos testes da Fase 3 da vacina Ad26.COV2.S, desenvolvida por laboratório do grupo Johnson & Johnson. A autorização dos estudos foi concedida em agosto pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O recrutamento dos voluntários deve começar nesta sexta-feira, dia 2 de outubro.

Segundo a assessoria de comunicação do hospital, aproximadamente 1 mil doses da vacina devem ser enviadas pra Campinas. A intenção é imunizar, por dia, 30 pessoas durante dois meses. Uma parte do lote do produto deverá ser disponibilizada aos profissionais de saúde, alunos e colaboradores do Hospital PUC-Campinas.

O estudo em Campinas estará sob responsabilidade da coordenadora da área de infectologia do Hospital, Maria Patelli Juliani de Souza Lima. Os participantes dos testes devem ter idade mínima de 18 anos, podendo ter tido ou não o novo coronavírus, com algumas exceções. Eles deverão receber uma dose única da vacina ou um placebo, que trata-se de uma substância inativa. A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória, e nem os voluntários, nem os pesquisadores vão saber quais pessoas receberam qual substância.

A vacina da Johnson & Jonhson é a quarta no Brasil em Fase 3. Já estão nesta mesma etapa as vacinas de Oxford, da SinoVac e da BionTech/Pfizer. A Fase 3 é a última antes do registro pra distribuição à população.

Segundo o médico e diretor do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital PUC-Campinas, Danilo Villagelin, trata-se do momento de avaliar a eficácia da vacina.

Ainda de acordo com o diretor do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital PUC-Campinas, existe uma missão de prestar atendimento de qualidade na área de saúde. E isso passa, necessariamente, pela área da pesquisa.

Pra participar da pesquisa vai ser necessário preencher um formulário, que estará liberado à partir das 13h do dia 2 de outubro no site do Hospital PUC-Campinas em hospitalpuc-campinas.com.br

Foto: Reprodução

Fonte: Rádio Brasil Campinas