ICTP.br celebra Dia Nacional da Ciência com painel sobre democracia

Na sexta, 08 de julho, foi celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. Para marcar a data, a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.br) realizou painel com o tema “Ciência e Democracia, junto à Academia Brasileira de Ciências (ABC), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) e à Comissão Legislativa para Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações no Senado Federal.

O presidente da SBPC, professor Renato Janine Ribeiro, apontou a melhora no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos municípios brasileiros a partir do fim da ditadura militar, na década de 1980.

Comentado que o dia é “de comemoração e de luta”, o filósofo chamou atenção para o fato de que “nessa semana tivemos o corte abusivo dos recursos para o Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico”, FNDCT, “uma verba fundamental para o desenvolvimento tanto científico, quanto econômico, quanto social do país”, declarou.

Para o senador Jean Paul Prates, presidente da Comissão Legislativa para a CT&I, “uma das metas mais ambiciosas dessa data é exatamente estimular o gosto dos jovens pela ciência, e divulgar os saberes científicos para a sociedade”, salientou.

Helena Nader, primeira mulher a presidir a ABC em seus 100 anos de existência, mencionou a importância de que todos possam ter “acesso ao entedimento da ciência, para tomada de decisão; as tomas de decisão vêm do conhecimento, e o conhecimento tem que ser socializado com todos”, pontuou a biomédica.

O anfitrião do painel foi o professor Fábio Guedes Gomes, secretário executivo da ICTP.br. Ele chamou atenção para as atuais ações governamentais em curso, que requerem atenção de toda a comunidade científica, dos parlamentares, e da sociedade brasileira como um todo.

“De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2023 o recurso destinado para todas as universidades públicas federais brasileiras cairia mais de 12%. Reitores, colegas próximos nossos, não sabem como as universidades vão funcionar o ano que vem. Esse ano, já estão com dificuldades. E com essa queda de mais 12, 6% que está na PLOA, se ela se concretizar, de fato é pedir para as universidades fecharem as portas”, alerta o economista.

De acordo com Fábio Guedes Gomes, outro assunto muito importante que ainda está sob a discussão da Câmara dos Deputados é a medida provisória Nº 1.112/2022. Apelidada de “MP da Sucata”, a proposta é tirar recursos da área de pesquisa e desenvolvimento da área de petróleo e gás e energias alternativas, para investi-los num projeto de descarte dos caminhões da frota comercial de todo o país, que não se encontram mais em condições de rodagem.

Em 2021, os recursos destinados para essa área foram R$3 bilhões de reais. Assim, 85 instituições de pesquisa, em 25 Estados e do Distrito Federal, teriam esse recurso completamente cortado, para que seja promovida “a atividade de desmonte ou de destruição como sucata dos veículos pesados em fim de vida útil”. O corte afetaria a capacidade desses laboratórios de continuarem as colaborações com a Petrobras, em curso desde 1998.

Saiba mais
Ao representar oito entidades da área de ciência e tecnologia, a ICTP.Br está em contato permanente com parlamentares federais. Essas entidades são a ABC, a SBPC, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies); o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e o Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas & Sustentáveis (Ibrachics).

 

Fonte: ICTP.br