IESB promove debate sobre Educação Digital e adaptações profissionais

Evento 100% virtual contará com a presidente do Conselho Administrativo do IESB, Eda Machado, e o ex-ministro da Educação José Henrique Paim

O ano de 2020 funcionou como uma alavanca que lançou o ser humano para uma realidade mais digital e multimídia. Nesse contexto, em que diversos profissionais se viram obrigados a trabalhar de casa para cumprir com as regras de prevenção e isolamento social, a Educação Digital se tornou um tema primordial para diversas áreas. Para debater o assunto e apresentar as mudanças que esta nova realidade trouxe ao mundo, o Centro Universitário IESB promove, no dia 8 de outubro, às 19h, uma palestra sobre os desafios da Educação Digital no Brasil e no mundo. O evento ocorrerá virtualmente, pelo canal do IESB no YouTube. Para participar, basta acessar link no horário indicado e se inscrever gratuitamente.

O evento contará com a exposição de dois grandes nomes da Educação: a professora Eda Machado e o professor e ex-ministro da educação José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV.

“A pandemia nos mostrou que não só as pessoas estão sendo impactadas pelo vírus, mas a educação e outros setores, enfrentam problemas por não estarem inseridos numa sociedade digital e moderna. As Instituições de Ensino precisaram agir rápido para que a distinção entre classe social e favorecimento econômico não prejudicasse ainda mais a estrutura educacional”ressaltou a professora Eda Machado

Segundo ela, o IESB é pioneiro no país com a migração total para versão ultra da plataforma Blackboard. “Estamos colhendo os frutos dos investimentos passados com esta tecnologia, favorecendo nosso corpo docente, discente e administrativo, bem como a sociedade em geral”, completou.

Tecnologias emergentes para a sociedade digital

A live marca o lançamento do curso de pós-graduação em Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital do IESB. Este programa será voltado para a preparação de profissionais de quaisquer áreas. O objetivo é ampliar os conhecimentos, competências e habilidades em Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital dos alunos.

Já alinhado com a realidade virtual, as aulas são propostas no modelo remoto, sendo transmitidas 100% ao vivo, o que ressalta os novos processos e caminhos que as empresas e pessoas se veem imersas nesta nova realidade. De acordo com o coordenador do curso, professor Sérgio Côrtes, os alunos irão se tornar generalistas das mais diversas tecnologias digitais que surgem a cada dia. “Coisas que antes eram ‘problemas da informática’, agora viraram pré-requisitos para as pessoas terem um mercado de trabalho”, sinalizou o especialista.

Nas disciplinas, os alunos terão a oportunidade de se familiarizar com termos como 5G, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Jornalismo Digital, Marketing de Influência dentre outros. O curso será composto por 22 temas. “Se você não conhecer pelo menos 10 assuntos da lista, é sinal de que você precisa fazer o curso”, brincou Côrtes.
Confira aqui a matriz curricular do curso de especialização em Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital.

Conheça mais sobre os palestrantes

Professora Eda Machado

Fundadora e Presidente do Conselho Administrativo do Centro Universitário IESB, fez Pós-Doutorado em Educação no Max-Planck Institute, Berlim (Alemanha), e Doutorado e Mestrado em Educação na The Pennsylvania State University (EUA). Ainda, coordenou o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB/SESU/MEC), e a Cátedra UNESCO de Educação a Distância da Universidade de Brasília. Foi professora da Universidade de Brasília-UnB e da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Também coordenou os Programas Especiais e de Bolsas no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), foi Superintendente de Cooperação e Intercâmbio do CNPq – Ministério da Ciência e Tecnologia. A reitora é membro efetivo do Clube de Roma desde 2004, e do Comitê Executivo da International Association of University Presidents (AIUP). Fez inúmeras palestras sobre melhoria da qualidade do ensino, educação a distância e avaliação no ensino superior, no Brasil e no exterior. A professora é autora de inúmeros artigos e capítulos de livros na área da Educação. Entre suas premiações, estão o prêmio Distinguished Alumni – 2004, concedido aos melhores alunos, cuja vida pessoal e profissional exemplifica os ensinamentos e os objetivos da The Pennsylvania State University; e de Cidadã Honorária das cidades de Brasília (DF) e de Arapongas (PR).

Professor José Henrique Paim Fernandes

Possui o Título de Doutor Notório Saber em Educação pela UFRGS. Professor da FGV EBAPE e Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV. Trabalhou durante onze anos (2004 a 2014) no Ministério da Educação, onde ocupou as funções de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor da Área Social do BNDES (2015 a 2016).

Um olhar para a Educação Digital

Data: 8 de outubro de 2020
Horário: 19h
Local: Transmissão ao vivo pelo canal do IESB no YouTube
Inscrições: Sympla

Foto: arte do evento

Fonte: Metrópoles