UFG e IFG recuperam e doam respiradores mecânicos para Secretaria de Saúde de Goiás

Item é importante no tratamento de casos mais graves de coronavírus

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Federal de Goiás (IFG) e  têm atuado na recuperação de respiradores mecânicos estragados. Nesta semana, as instituições entregaram 10 respiradores à Secretaria de Saúde de Goiás. O item é fundamental no tratamento de casos mais graves de Covid-19.

A recuperação e a doação de respiradores são iniciativas do projeto Pneuma, uma parceria entre o governo de Goiás e pesquisadores do IFG, da UFG, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Goiás) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), além de engenheiros voluntários e peritos criminais da Polícia Técnico-Científica de Goiás.

Para fazer os reparos, a equipe do projeto estuda os manuais de cada tipo de equipamento e verifica as falhas de cada um. Após a manutenção, é feita a calibração, etapa fundamental para garantir a viabilidade de operação e o cumprimento das normas da área da saúde para uso dos respiradores mecânicos. De acordo com o IFG, há mais 70 respiradores aguardando reparo.

No final de abril, o projeto entregou 20 equipamentos recuperados, destinados a pacientes internados em hospitais do estado que precisam de ventilação mecânica.

Pneuma – O projeto é coordenado pelo professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, Rodrigo Pinto Lemos, e tem uma equipe de mais de 30 voluntários, parte dela formada por servidores do IFG. Além dos reparos de respiradores estragados e da fabricação de respiradores de baixo custo, a iniciativa produz Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Em um primeiro momento, o projeto recebeu 85 respiradores inoperantes, de diferentes marcas e níveis de danos. Outros aparelhos sem uso de diversos hospitais de Goiás ainda estão sendo recebidos para a recuperação.

Foto: Divulgação

Fonte: IFG e UFG recuperam e doam respiradores mecânicos para Secretaria de Saúde de Goiás – MEC