IMPRESSÃO 3D – Docente da UNISANTOS integra grupo de voluntários que produz máscaras para área da saúde

Máscara produzida pelo coletivo Face Shield Baixada Santista

Baseado nos conceitos da ciência aberta e do compartilhamento de conhecimento e expertise, princípios da cultura maker, um grupo de educadores, makers e articuladores se uniu na iniciativa Face Shield Baixada Santista. O objetivo do grupo, que conta com a participação do professor mestre Thiago Ferauche, docente do curso de Ciência da Computação da UNISANTOS, é complementar o fornecimento de protetores faciais para profissionais da saúde da Baixada Santistas que estão trabalhando no cuidado de pacientes com covid-19. Dessa maneira, os cerca de 20 voluntários se dividem nas tarefas de imprimir (em impressoras 3D), contatar profissionais da saúde, captar doações, comprar materiais e administrar a logística de todo processo.

O professor explica que a iniciativa surgiu a partir da discussão com alguns integrantes do Santos Hacker Clube, que é um grupo de pessoas que se encontram em reuniões periódicas para compartilhar projetos de ciência aberta seguindo os princípios éticos da cultura hacker. Partindo destas conversas, um movimento independente cresceu, o Face Shield Baixada Santista. Hoje são 18 makers imprimindo máscaras em suas casas, além de outros colaboradores em outras funções. Até hoje (22), foram confeccionadas 1208 do total de 1491 face shields solicitadas.

Thiago Ferauche
Voluntários utilizam impressoras 3D

“É um misto de satisfação em ver que o que acreditamos (colaboratividade cidadã, ciência aberta, tecnologia voltada para melhorar o mundo e a sociedade) está sendo colocado em prática e ao mesmo tempo um desespero em querer ser mais ágil e querer ajudar”, comenta Ferauche. Ele acrescenta que existem mais de 90 tipos diferentes de face shields já publicados na internet, mas o grupo estudou os modelos mais adequados para as impressoras disponíveis, quais que teriam melhor tempo de impressão, custo benefício e que se aproximariam mais das normas técnicas.

PARTICIPE – Além do docente, egressos e estudantes da UNISANTOS também integram o movimento Face Shield Baixada Santista. Fernanda dos Santos Camara Melo, graduanda em Ciências Biológicas; Vitor Maichberger, egresso do curso de Sistemas de Informação; e Renato Frosch, doutorando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, também participam. Quem tiver interesse em participar, seja doando material/recursos ou se tornando um voluntário, deve acessar o faceshield.santoshackerclube.net/ . “Precisamos de doações e mais voluntários para conseguirmos atender a demanda”, conclui Ferauche.

Fonte: UNISANTOS