Inep capacita colaboradores do Enem 2020

Curso de capacitação on-line prepara cerca de 30 mil colaboradores para a aplicação das provas. Treinamento segue até janeiro do ano que vem

Curso de capacitação on-line prepara cerca de 30 mil colaboradores para a aplicação das provas. Treinamento segue até janeiro do ano que vem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia, nesta terça-feira, 17 de novembro, a capacitação de colaboradores que irão atuar na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas da edição 2020 do exame estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

Estão sendo treinadas aproximadamente 30 mil pessoas que atuarão como coordenadores estaduais, municipais, coordenadores de local, assistentes de aplicação, chefes de sala, aplicadores, fiscais de banheiros e fiscais volantes.

O treinamento é realizado de maneira remota, por meio de transmissões ao vivo. Para abrir os trabalhos, duas lives institucionais foram realizadas no último sábado, 14 de novembro, cada uma com a participação de cerca de 15 mil colaboradores. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, encaminhou uma mensagem dando as boas-vindas aos colaboradores e ressaltando a importância do papel de cada aplicador do Enem.

As transmissões contaram com a participação do diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais e presidente substituto do Inep, Camilo Mussi; do diretor de Gestão e Planejamento, Murillo Gameiro; da coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação, Andréia Gonçalves; do coordenador de Assuntos Institucionais da Fundação Cesgranrio, Gabriel Lima; e da gerente executiva de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Patrícia Werner, no painel virtual que representou a mesa de abertura do evento.

Durante a capacitação, os colaboradores do Enem aprendem os procedimentos de aplicação do exame, desde o recebimento do malote, passando pela preparação do local de provas, a identificação dos participantes, a distribuição dos cadernos de questões até a finalização do exame. O treinamento tem duração total de oito horas, dividido em três momentos distintos. As capacitações seguem até o mês de janeiro de 2021.

Todos os anos, o Inep reformula a metodologia da capacitação, buscando temas para passar o conteúdo e envolver os colaboradores na capacitação. Neste ano, o tema será “Enem como indutor de transformação social. Colaborador, qual é o seu papel?”

O diretor de Gestão e Planejamento, Murillo Gameiro, destacou a escolha da temática. “O tema deste ano é muito especial e foi uma excelente escolha da equipe da Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Aplicação (CGDA) do Inep. O Enem é extremamente relevante por trazer a possibilidade de uma transformação positiva na vida de milhões de famílias brasileiras, por meio do acesso à educação superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, afirmou o diretor.

Para Camilo Mussi, presidente substituto do Inep, a participação dos colaboradores é parte essencial na aplicação do exame. “Os colaboradores do Enem são nosso ponto de contato com os participantes. São eles que estão na ponta, resolvendo os problemas, atendendo, dando toda a atenção para que o Enem seja um sucesso”, explicou.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Foto: Inep
Fonte: Inep