Inep divulga edital com regras e cronograma do Enade 2019

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (06), o  Edital com as diretrizes e os procedimentos, e prazos do Enade, além das 29 portarias específicas das áreas que terão o desempenho dos estudantes do ensino superior que serão avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2019. Todos os documentos estão disponíveis para consulta no portal do Inep. O exame será aplicado no dia 24 de novembro.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes do ensino superior em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais, às habilidades e às competências para atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.

A prova do Enade é formada por questões de formação geral, comum a todas as áreas, e específicas de cada área. São dez questões de formação geral (comum a todos os estudantes), sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões específicas de cada área, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O participante terá quatro horas para resolver todas as questões.

Nas portarias são apresentados os perfis, as competências e os conteúdos que serão avaliados em cada uma das áreas e na prova de formação geral.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Áreas que terão o desempenho dos estudantes avaliado em 2019

Grau de Bacharel
Agronomia
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Computação
Engenharia de Produção
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia Elétrica
Engenharia Florestal
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Zootecnia

Grau de Tecnólogo
Tecnologia em Agronegócio
Tecnologia em Estética e Cosmética
Tecnologia em Gestão Ambiental
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Tecnologia em Radiologia
Tecnologia em Segurança no Trabalho

Com informações do Portal do Inep

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010