Inep inicia série de seminários Pesquisa Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retomou, nesta terça-feira, 19 de abril, a série de encontros on-line Pesquisa Inep. O objetivo dos seminários é mobilizar a formação de um conjunto de competências técnico-científicas dos pesquisadores do Instituto, produzindo evidências educacionais e, por meio de suas publicações, disseminar o conhecimento em prol do desenvolvimento da educação brasileira.

Durante os seminários virtuais, serão debatidos os volumes 5 e 6 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. O encontro desta terça-feira (19) abordou as estratégias das metas 7 e 3 do Plano Nacional de Educação (PNE). A apresentação dos temas foi realizada pelos pesquisadores Alvana Maria Bof e Robson dos Santos.

Na abertura, o presidente do Inep, Danilo Dupas, reforçou a importância de debater as diretrizes do PNE, como também sua execução, característica e seu processo de elaboração. “Durante os seminários, serão discutidas as metodologias de cálculos dos indicadores que darão consequência à implementação do novo Fundeb, mecanismo legal de financiamento, essencial ao cumprimento das metas e dos objetivos propostos pelo PNE”, ressaltou.

Com foco em subsidiar a construção do novo PNE dos anos 2025-2035, o diretor de Estudos Educacionais do Instituto, Luís Filipe Grochocki, lembrou que, desde já, “uma equipe capacitada de pesquisadores do Inep produz estudos que contribuem para a educação brasileira”. Por meio da Diretoria de Estudos Educacionais, o Inep produz e dissemina informações, diagnósticos, estudos e pesquisas a fim de contribuir para a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas e programas em educação. Grochocki ressaltou que seis cadernos de estudos serão lançados até dezembro de 2024. As publicações serão acompanhadas de um seminário de apresentação.

O coordenador-geral de Instrumentos e Medidas Educacionais, Gustavo Moraes, destacou que o êxito de cada meta depende da combinação de esforços, das políticas, dos programas e das ações detalhadas no conjunto das 254 estratégias, que são dedicadas à execução do PNE. “A análise das estratégias precisa levar em conta o campo temático e de políticas públicas envolvidas pelas metas, o conjunto de responsabilidades e suas distribuições”, reforçou. A próxima live acontecerá no dia 26 de abril e será transmitida no canal do Inep no YouTube, a partir das 10h (horário de Brasília).

Seminários – Nos encontros virtuais, serão abordadas as estratégias do PNE e as metodologias de cálculo dos indicadores que darão consequência à implementação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mecanismo legal de financiamento e essencial ao cumprimento das metas e dos objetivos do plano.

Assista ao seminário

Confira o estudo “Os caminhos da melhoria da qualidade da educação básica no PNE”

Veja estudo “O ensino médio noturno e o acesso à educação básica: uma análise a partir do PNE. Volume 5”

Fonte: INEP