Evento on-line reuniu mais de 300 coordenadores e gestores de faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza. Objetivo é explicar os procedimentos do exame
Desmistificar os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esse foi o principal objetivo do curso de capacitação oferecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para coordenadores e gestores do Centro Paula Souza, que reúne faculdades de tecnologia do estado de São Paulo. A capacitação, realizada a distância, reuniu mais de 300 participantes nesta quarta-feira, 4 de novembro.
O diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Moaci Alves Carneiro, iniciou o curso destacando as rotas da educação tecnológica. Para ele, a educação deve potencializar a capacidade de ter o futuro mais perto dos próprios olhos. “Estamos juntos porque acreditamos na educação e que cada um tem uma cota de conhecimentos a compartilhar. Os desafios nos mostram que, independentemente do contexto, é possível avançar”, destacou Carneiro.
A capacitação realizada pelo Inep mostrou aos participantes que os resultados do Enade buscam prestar um conjunto de informações à sociedade e ao aluno, para que se possa avançar na qualidade da educação superior.
O coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior substituto do Inep, Ulysses Teixeira, explicou que os processos de avaliação produzem relatórios bem robustos sobre cada área avaliada e o desempenho dos estudantes, com análise detalhada de cada questão da prova. “A gente gostaria muito que os resultados do Enade fossem mais utilizados como insumos para esse movimento contínuo dos cursos de tecnologia, em direção ao aperfeiçoamento e à inovação”, afirmou.
Os resultados do exame, além de subsidiarem a elaboração de diversas políticas públicas, também permitem que procuradores institucionais e coordenadores de curso avaliem seus próprios projetos pedagógicos e práticas educativas a partir do resultado do desempenho de seus estudantes. “É possível identificar eventuais necessidades de intervenção e melhorias nos processos formativos”, destacou Ulysses Teixeira.
A utilização do perfil socioeconômico dos estudantes do Enade para o aperfeiçoamento das práticas educacionais também foi destacada. “É importante que o professor saiba, por exemplo, que muitos de seus alunos trabalham mais de 40 horas semanais. Isso pode impactar fortemente no plano de aulas”, explicou.
Os professores Aníbal Fernandes, Antônio Rubio, Benedito Silva e João Carlos Fernandes, coordenadores de cursos em diferentes faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza, também participaram do evento, apresentando seus depoimentos de como os resultados do Enade são utilizados no âmbito interno das instituições. “O Enade se tornou a marca do Sinaes e o cartão de visita das instituições. É um exame importante porque indica se o curso está no caminho pedagógico correto”, destacou Benedito Silva.
Enade 2019 – Os resultados do Enade 2019 foram apresentados no dia 20 de outubro. O levantamento está disponível, na íntegra, no portal do Inep, em que podem ser consultados os Relatórios Síntese de Área e os Relatórios de Curso e de Instituição de Educação Superior.
As planilhas do Conceito Enade e do IDD 2019 e os microdados do Enade também estão disponíveis, com informações de cada curso avaliado. Entre os dados estão: número de concluintes inscritos, número de concluintes participantes, nota bruta em formação geral, nota padronizada em formação geral, nota bruta no componente específico, nota padronizada no componente específico, Conceito Enade (contínuo), Conceito Enade (faixa), IDD (contínuo) e IDD (faixa). Já o Boletim do Estudante está disponível no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.
Foto: Ministério da Educação
Fonte: Ministério da Educação