Iniciada coleta de dados do Censo Superior 2022

O sistema de coleta de dados do Censo da Educação Superior (Censup) está aberto para declaração das informações referentes à edição de 2022 da pesquisa estatística. Os representantes das instituições de educação superior e os recenseadores institucionais devem declarar os dados do censo até 23 de junho.

O Sistema Censup também estará aberto, até 7 de abril, para esses profissionais realizarem a conferência dos dados cadastrais carregados do Cadastro e-MEC para o Censup e solicitarem ajustes. Até 20 de abril, os recenseadores institucionais poderão preencher os dados censitários e realizar a verificação de erros até a sua finalização sem pendências.

O objetivo da coleta é oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior. A pesquisa estatística subsidia o Ministério da Educação com informações estatísticas para atividades de acompanhamento e avaliação, programas de expansão e de melhoria da qualidade do nível superior, entre outros. Participam do censo as instituições federais, estaduais, municipais, especiais e privadas que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de nível superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Acesse o Sistema Censup

Saiba mais sobre o Censo Superior

 

Fonte: INEP