Inscrições abertas para o 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

De 10 de março a 11 de abril, estudantes do curso de jornalismo de todo o país podem inscrever propostas de pauta no 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais. Autores das três melhores pautas contarão com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias.

 

Nesta edição, os trabalhos devem abordar como tema “As Heranças do Golpe de 64”. As inscrições são realizadas pelo site  e podem ser individuais ou em equipes de até três estudantes por pauta.

 

Todos os projetos deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes e uma indicação para qual tipo de mídia a matéria será desenvolvida: jornal, revista, rádio, televisão ou internet.

 

O Prêmio Jovem Jornalista é apoiado por profissionais que fizeram parte da história do jornalismo brasileiro. Fernando Pacheco Jordão, que dá o nome ao prêmio, atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, de repórter a diretor na TV Globo. Ele é hoje conselheiro do Instituto Vladimir Herzog.

 

Nas edições anteriores, Leonêncio Nossa (O Estado de S.Paulo), Paulo Markun (ex-TV Cultura), Aquiles Lopes (ex-Folha e Diário de Pernambuco), Dácio Nitrini (TV Gazeta), Audálio Dantas (Negócios da Comunicação), Soninha Francine (ex-TV Cultura e ESPN), Milton Bellintani (Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo), Letícia Duarte (Zero Hora) e Mauri König (Gazeta do Povo – Curitiba) foram alguns dos mentores que coordenaram o desenvolvimento de pautas premiadas.
Esta sexta edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com o patrocínio da Fundação Ford e apoio institucional da Rede Globo, Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

 

Seleção 

 

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira será observada a compatibilidade dos trabalhos aos temas estabelecidos no regulamento com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá três projetos de pauta a partir dos critérios relevância, criatividade e execução. As três melhores pautas selecionadas serão anunciadas em maio deste ano.

 

Desenvolvimento da pauta

 

Os estudantes ou as equipes selecionadas deverão produzir a matéria proposta na pauta entre os meses de maio e agosto de 2014, sob a orientação de um professor orientador e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue até o dia 30 de agosto.

 

Prêmio especial 

 

Os organizadores oferecem um prêmio especial à melhor matéria produzida pelos alunos. A escolhida será oficialmente divulgada no dia 29 de outubro, às 20h, no TUCA – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, durante a cerimônia do 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.

 

O estudante ou equipe que realizar a melhor matéria, juntamente com o seu professor orientador, será contemplada com uma viagem de estudos a Israel para visitar importantes universidades e centros de pesquisa do país, além do Museu do Holocausto, em Jerusalém. [programa a confirmar]

 

Calendário     

 

Inscrições: 10 de março a 11 de abril
Seleção: 23 de abril a 23 de maio
Anúncio dos vencedores: última semana de maio
Produção da matéria: maio a agosto
Entrega da matéria: até 30 de agosto

 

 

Fonte: ABRAJI

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010