Instituições de ensino iniciam envio de dados para o Censo

A coleta de dados do Censo da Educação Superior de 2013 teve início nesta segunda-feira (3). As instituições de educação superior federais devem encaminhar as informações até 18 de março próximo. As demais, até 22 de abril.

 

A coleta e o envio das informações, responsabilidade dos pesquisadores institucionais e representantes legais das instituições, serão feitos pela internet, em sistema específico, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Após o envio das informações, as universidades federais terão o período de 31 de março a 30 de abril para conferir e validar os dados informados. Para as demais instituições, a conferência deve ocorrer entre 12 de maio e 20 de junho. Os dados consolidados do Censo da Educação Superior serão divulgados em 18 de agosto.

 

O Censo é um instrumento de pesquisa que reúne estatísticas de instituições, matrículas, ingressos, concluintes, cursos de graduação e sequenciais de formação específica e docentes. Os dados coletados contribuem para o cálculo de indicadores de qualidade, como o conceito preliminar de curso (CPC) e o índice geral de cursos da instituição (IGC), conforme a Portaria nº 794, de 23 de agosto de 2013, do Ministério da Educação.
O preenchimento dos dados pelas instituições é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

O cronograma para envio das informações consta da Portaria nº 699/2013, publicada no Diário Oficial da União de 9 de dezembro último.

 

 

Acesse o sistema para envio dos dados.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Inep

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010