O envolvimento das IES brasileiras no entendimento e apropriação da Agenda 2030 é fundamental para que a educação esteja comprometida na construção da cidadania ambiental.
Com esta proposta, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lidera as ações no Brasil, e em 16 de agosto, com o apoio do CRUB, realizou em 16 de agosto de 2022 o lançamento do Formulário para o Diagnóstico do Conhecimento, Compromisso e Ações de instituições de ensino superior para a Agenda 2030.
Algumas iniciativas nesse sentido já surgem no país.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em São Paulo, por exemplo, tem como um dos pilares da sua proposta educacional a responsabilidade ética, social e ambiental. Uma das competências-chave da Universidade é intitulada “Sustentabilidade e Bem-Estar Coletivo”.
“Nos nossos cursos há componentes curriculares e atividades co-curriculares, bem como atividades de extensão, que abordam o desafio para o atendimento dos ODS e trabalham em diversos graus de atuação nas áreas e subáreas do triple bottton line (tripé da sustentabilidade – planeta, pessoa e lucro)”, explica a Professora Janette Brunstein, Pró-Reitora de Graduação da UPM.
No primeiro semestre de 2022, a instituição desenvolveu junto aos alunos temas como “Cidadania Ativa para Cidades Sustentáveis e bem estar coletivo”, “A cidade que precisamos: do Acordo de Paris à Nova Agenda Urbana”, “Literacia Financeira”, “Conscientização para reciclagem de lixo eletrônico”, entre outros.
Para as Professoras Pérola Felipette Brocaneli, da Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Suelene Silva Piva, do Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora da UPM, dentro do atual contexto da educação, é de extrema importância aplicar, na prática, o conceito do desenvolvimento sustentável, dentro da transdisciplinaridade da matriz curricular. Segundo elas, deve ser feito um trabalho especialmente voltado à formação dos professores, tendo em vista as questões climáticas, da pobreza, da água e de tantos outros temas correlatos que contemplam o desenvolvimento sustentável. “Os aspectos legais relacionados ao tema têm avançado gradualmente, bem como a inserção deste tema nos currículos de cursos superiores, nas provas de processos seletivos e avaliativos, como por exemplo o ENADE, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido”, avaliam.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
Participe do Formulário de Diagnóstico do Conhecimento, Compromisso e Contribuição das IES para a Agenda 2030 e os ODS clicando aqui: https://oses-alc.net/compromiso-con-la-agenda-2030/
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