Em reunião na tarde dessa última terça-feira (23), as ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, dialogaram sobre temas transversais às suas respectivas pastas e suas aplicações em ações bilaterais, tendo como objetivo comum a nacionalização de políticas públicas.
A pauta central do encontro foi a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que será realizada em junho, depois de um hiato de 14 anos. A primeira foi realizada em 1985, quando da criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A edição de 2024 tem como tema Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido.
Antes disso, assim como a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), a Conferência do MCTI realizará etapas temáticas, livres, regionais e estaduais. “Nesse caminho a gente vai a se juntar para poder apresentar um plano de ação que cada vez mais integre essa mistura [ciência, tecnologia e cultura]”, ressaltou Luciana Santos.
“Nós vamos unir a Ciência e a Cultura. Tem muita coisa vindo por aí”, afirmou Margareth Menezes. “Eu não tenho dúvida que essa mistura Ciência e Tecnologia e Cultura é explosiva”, completou Luciana Santos.
A reunião contou ainda com as presenças do secretário-Executivo adjunto do Ministério da Cultura (MinC), Cassius Rosa; a assessora de Participação Social e Diversidade, Mariana Braga; o diretor de Articulação e Governança, Pedro Vasconcellos; o assessor especial Carlos Paiva e a coordenadora de Articulação do Sistema Nacional de Cultura, Luci Souza.
Também participaram do encontro o chefe de gabinete do MCTI, Rubens Diniz; a assessora de Participação Social e Diversidade, Elisangela Lizardo de Oliveira; e o coordenador da 5ª CNCTI, Anderson Gomes.
Fonte: Ministério da Cultura