Integrantes do Fórum de Presidentes do CRUB são nomeados membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) do MEC

O Fórum de Presidentes do CRUB, importante espaço de articulação entre Associações de Educação Superior (IES) para formulações de políticas e tomadas de decisões, teve três integrantes nomeados recentemente para o Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC).

A Reitora Luciane Ceretta, da Diretoria do CRUB e Vice-Presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), a professora Elizabeth Guedes, Presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e o Reitor Paulo Fossatti, também da Diretoria do CRUB e Conselheiro da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), foram empossados na última quinta-feira (10) e passam a integrar o CNE para um mandato de 4 anos. A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Educação, Victor Godoy e a Presidente Substituta do CNE Amábile Pácios. O Presidente da ACAFE, Reitor Aristides Cimadon, também integra o Fórum de Presidentes e já cumpre mandato no CNE como Vice-Presidente da Câmara de Educação Superior.

O Conselho Nacional de Educação é composto por duas câmaras, a da Educação Básica e a do Ensino Superior, totalizando 22 conselheiros, além de dois membros natos, os secretários da Educação Básica e da Educação Superior do MEC, os quais ocupam essa cadeira somente no período em que estão à frente das secretarias.

Os membros têm como missão apoiar o Ministério da Educação nos temas relacionados à educação brasileira. Cabe também ao conselho formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino e pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Fórum de Presidentes
O Fórum de Presidentes foi criado em 2018 para unir a voz das IES. Sob gestão do CRUB, o fórum é composto por presidentes de nove entidades representativas das Instituições de Ensino Superior no Brasil – além do CRUB, a Associação Brasileira das Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), a Associação das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC), a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e o Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM).

Com reuniões periódicas, o Fórum instituiu um dinamismo e celeridade nos temas debatidos relacionados à Educação Superior, buscando uma unidade nas opiniões e tomadas de decisões entre as IES participantes.