Internacionalização em pauta na PUCRS

De 20 a 22 de outubro a PUCRS promove o seminário Internacionalização: Desafio para a Universidade, que debaterá políticas e modelos para facilitar a cooperação internacional em ensino, pesquisa, inovação e serviços entre instituições de ensino.

 

O evento reunirá importantes nomes da área da internacionalização, ligados ao Ministério da Educação (MEC) brasileiro. Também estarão presentes os responsáveis por cooperações internacionais na área da educação, profissionais do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (Daad), referência mundial na área, e representantes de universidades brasileiras e norte-americanas.

 

Pelo governo brasileiro participam o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty, Ademar Seabra da Cruz Júnior; a chefe da Divisão de Temas Educacionais do Itamaraty, Almerinda Augusta de Carvalho; a coordenadora geral do Programa Internacional da Diretoria de Assuntos Internacionais da Capes, Amanda Olímpio de Menezes; a diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, e a coordenadora geral de Cooperação Internacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Maria de Fátima Battaglin.

 

Entre os palestrantes internacionais estão o coordenador adjunto da Penn State University, Jane Larue Reese; a coordenadora da International Daad Academy, Gabriele Althoff; a diretora da Assessoria Internacional de Estudantes e Acadêmicos da Penn State University, Masume Assaf; e o secretário-adjunto geral e diretor de Estratégia e Projetos do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão, Ulrich Grothus.

 

Rosemary Shinkai, assessora para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da PUCRS, explica que a internacionalização é recente no Brasil e as universidades precisam debater o tema para definir estratégias. “Neste evento vamos avaliar o futuro da área, como o impacto econômico das parcerias globais, o desenvolvimento social do processo, prioridades e desafios. O encontro também nos permitirá saber como fazer, o que fazer e porque fazer”. Ela lembra que a iniciativa é pioneira na Região Sul, e deve integrar gestores de áreas acadêmicas, de pesquisa e de inovação, com foco em relações internacionais. O apoio e o suporte metodológico é da International Daad Academy (Alemanha).

 

Serviço:

 

A atividade acontece no auditório térreo do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). As inscrições e a programação completa podem ser obtidas no site

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PUCRS

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010