Já passa de 120 o número de pacientes transferidos de Manaus para hospitais universitários

Neste final de semana, unidades de Teresina e do Recife receberam e já iniciaram o tratamento de 19 pessoas

Desde o último dia 15, o Ministério da Educação (MEC) tem recebido pacientes de Manaus por meio dos hospitais universitários federais da Rede Ebserh. Ao todo, já são 120 pessoas acolhidas. Neste fim de semana, mais 19 pessoas foram transferidas da capital amazonense para unidades da vinculada, sendo 14 para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh), em Teresina, e 5 para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/Ebserh), no Recife.

Para receber esses pacientes, a Rede Ebserh/MEC organizou uma força-tarefa para montar toda a estrutura necessária nos hospitais (como redefinição de fluxos, reorganização das equipes e redistribuição de leitos, entre outras ações), além de treinamento dos profissionais, que vem ocorrendo desde o ano passado. Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com Covid-19. Ao todo, foram disponibilizados 205 leitos em nove hospitais universitários administrados pela Ebserh.

Os pacientes de Manaus estão sendo transferidos em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) e passam por triagens para avaliação do estado clínico feitas pelas equipes médicas. Na sequência, seguem em ambulâncias até as unidades hospitalares, onde são encaminhadas para o tratamento. “Todos os locais seguem rigorosos critérios de biossegurança, além do acolhimento humanizado, que é oferecido por nossas equipes aos pacientes. Isso busca reduzir o estresse próprio de uma situação de internação hospitalar, mas também do distanciamento das famílias, por estarem em outros estados da Federação”, afirmou Oswaldo Ferreira, Presidente da Rede Ebserh/MEC.

Além do HC-UFPE e HU-UFPI/Ebserh, as unidades que estão recebendo pacientes desde o último dia 15 são: Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA); Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB); Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN); Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB); Hospital das Clínicas de Goiânia (HC-UFG); Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC) e Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (Hupaa-Ufal).

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

Foto: Arquivo/Ebserh

Fonte: MEC