Na segunda-feira, 11, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), lançou o portal Vitrine MEC de Tecnologia. Este portal tem como propósito reunir os ativos de propriedade intelectual das universidades públicas federais, estaduais, municipais e privadas, visando estimular e simplificar o processo de transferência das tecnologias desenvolvidas pelas instituições de ensino para o setor produtivo.
A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório do MEC, em Brasília e foi transmitida pelo canal do MEC no YouTube. Representaram o CRUB, o Reitor Marco Antônio Soares (Universidade de Vassouras), da nova Diretoria do CRUB e a Secretária Executiva Adjunta Salette Marinho.
Denise Pires, Secretária da SESu, ressaltou a importância da ferramenta para consolidar um ambiente de Inovação no Brasil, propiciando a exportação de conhecimento e tecnologias. Ela observou que a maioria das universidades federais ainda não possui seus Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) devidamente estruturados, mas planeja trabalhar para implementá-los até 2024. “A Vitrine MEC é um trabalho inicial, mas de grande importância, não apenas pelo seu conteúdo, mas também para transformar a cultura no Brasil”, afirmou.
O Reitor Marco Antônio destacou que o Vitrine será um portal fundamental para promover a integração entre o conhecimento gerado nas universidades e o setor produtivo. Ele enfatizou que o lançamento do portal visa preencher uma lacuna histórica que tem impedido a pronta transferência de conhecimento para a sociedade e os setores produtivos. “Esse portal vem para preencher uma lacuna que existe historicamente e que impede que essa transferência de tecnologia e conhecimento seja prontamente devolvida à sociedade e aos setores produtivos”, concluiu.