Live orienta usuário do Sistema Censup

Encontros virtuais são destinados a recenseadores e auxiliares institucionais. Próxima live acontece em 14/3

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última quarta-feira, 7 de fevereiro, a primeira live do Censo da Educação Superior 2023. Destinado aos recenseadores e auxiliares institucionais, o encontro abordou o marco legal da pesquisa estatística e as novidades do Sistema Censup.

A live foi conduzida pela coordenadora-geral do Censo da Educação Superior, Katia Vaz, que reforçou as responsabilidades do usuário envolvido com o preenchimento dos dados no sistema da pesquisa. Entre as atribuições, estão: responder aos questionários eletrônicos do sistema Censup; verificar e corrigir as possíveis inconsistências nos dados declarados; responder a questionamentos do Inep referentes ao censo, observando o cronograma; e ter como referência a documentação administrativa que comprove os dados informados ao Censup.

Para melhor apuração dos dados declarados, a pesquisa de 2023 contará com novidades como a inserção de novos campos (instituições de ensino superior comunitária e confessional) e a disponibilização de novos relatórios de consistência. A coordenadora do censo também reforçou a importância do preenchimento do campo cor/raça para ampliar e aprimorar a qualidade da informação declarada.

Segundo encontro – A próxima live acontecerá no dia 14 de março, também a partir das 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube. Na oportunidade, serão esclarecidas as dúvidas sobre o preenchimento do Censo da Educação Superior. As dúvidas deverão ser encaminhadas pelos recenseadores e auxiliares institucionais por meio de um formulário que estará disponível até o dia 6 de março. A equipe técnica do Inep realizará a compilação das dúvidas e a organização do material para ser apresentado na última live da série.

Cronograma – A coleta de dados do Censo da Educação Superior 2023 começou no dia 1º de fevereiro e vai até 14 de junho, pelo Sistema Censup. O objetivo da coleta é oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior.

Entre 13 e 24 de maio, o Inep verificará (in loco ou por videoconferência), em instituições selecionadas, a declaração dos dados censitários. Já o período de ajustes das informações será de 13 de maio a 14 de junho.

  • A divulgação dos resultados finais da pesquisa está prevista para 27 de agosto de 2024.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de nível superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Acesse o formulário de dúvidas
Assista à live
Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior
Acesse o Sistema Censup

 

Fonte: INEP