Lucia M. Previato: Investimentos para a Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação, Cultura, Saúde são os pilares necessários à prosperidade de um país

Durante a  solenidade de posse da nova diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizada em 04/05, a professora Lucia Mendonça Previato, membro da ABC desde 1997, em seu discurso de saudação aos novos membros da entidade, destacou que “[…] nos últimos anos, os órgãos públicos não deram prioridade aos investimentos para a Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação, Cultura, Saúde, que são os pilares necessários à prosperidade de um país. Isto não é justo. Isto dói. A diminuição dos investimentos nestes setores, evitou, de maneira significativa a prosperidade do Brasil, nos últimos anos”. Ressaltou também que “[…] todos sabemos que os países que, no passado, investiram pesado em ciência, tecnologia e inovação são os mais recompensados nos anos e décadas seguintes.”

Foi enfática na defesa de mais recursos à Ciência: “o apoio governamental e o privado, através do investimento robusto e adequado em Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação, Cultura, Saúde é crucial para a soberania do Brasil. Sempre pensando em diminuir a desigualdade social. Todos os avanços devem estar disponíveis para todos.”

Outro dado destacado pela professora Lucia foi uma pesquisa recente da Universidade de Stanford, que identificou que “negros e mulheres produzem pesquisas mais inovadoras do que seus colegas brancos, mas seus estudos ganham menos destaque devido ao  preconceito. No Brasil, ainda não há uma pesquisa com estes detalhes, mas a cena se repete. Um levantamento recente mostra que apenas 15,4% dos alunos de pós-graduação do país são negros ou pardos”.

Em outro discurso, em nome dos recém-empossados, o novo membro da ABC, Marcelo Knobel, que foi da Diretoria do CRUB na gestão 2019-2021, lembrou os desafios que a Ciência brasileira enfrenta atualmente, principalmente em relação às fake news: “[…] as chamadas desordens de informação prosperam com o aumento da entropia da Internet, com a falta de compreensão do raciocínio científico, e com a crise que os meios de comunicação tradicionais enfrentam, entre outros fatores. As mentiras parecem viajar mais depressa do que a verdade, e muitas vezes é até difícil distinguir entre a realidade e as notícias falsas.”

Já a nova Presidente, Helena Nader,  lembrou a importância e a responsabilidade em ser a primeira mulher a presidir a ABC: “[…] me sinto muito honrada – e ao mesmo tempo preocupada – em representar as mulheres na posição que assumo neste momento. Tenho consciência que meu papel como liderança feminina servirá de exemplo para muitas e que meus erros e falhas estarão em evidência. Espero honrar essa posição não apenas frente aos membros da ABC e sociedade brasileira, mas em especial às meninas e mulheres que diariamente enfrentam as mais diversas barreiras, preconceitos e violências simplesmente por seu gênero.”

Para ler a íntegra dos discursos, clique aqui ou acesse <www.abc.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Discursos-20220504.pdf>

#CRUB #ABC #AcademiaBrasileiradeCiências # Ciência #HelenaNader

 

Confira os registros da participação do CRUB na cerimônia de posse da nova diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC):

Reitoria Lia Quintana, Presidente do CRUB e Helena Nader, Presidente da ABC

 

Reitora Lia Quintana e Professora Lucia M. Previato

 

Da esquerda para a direita: José Aguilera, Secretário Executivo CRUB, Reitora Lia Quintana, Presidente do CRUB e Fernando Veríssimo, Secretário Executivo da ABC.