Mãe cria rede de voluntárias para ficar com filhos de candidatas no Enem

maes-no-enemFaltam menos de três meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e mais de 200 mulheres de toda a parte do Brasil já se disponibilizaram a serem babás dos filhos das candidatas enquanto elas fazem as provas nos dias 5 e 6 de novembro. De graça.

A rede de voluntárias é resultado de uma ação da jornalista Fernanda Vicente, de 36 anos, de Santos, que criou a página no facebook “Mães no Enem” a menos de uma semana.

“Sou mãe e sei da dificuldade de conciliar maternidade, vida profissional e estudo. Fiz uma postagem no facebook me propondo a ajudar as mães que vão fazer o Enem e houve muitos retornos de outras voluntárias”, diz.

Foi assim que Fernanda resolveu ampliar – e profissionalizar – a corrente. Como ajuda de uma amiga advogada, Ana Bavon, a jornalista criou fichas tanto para as mães interessadas em acionar as voluntárias, quanto para as interessadas em fazer a boa ação. O serviço é inteiramente gratuito e envolve somente mulheres.

As voluntárias devem preencher uma ficha e encaminhar cópias de documento de identidade e comprovante de endereço. Se aprovadas, após análise, entram para o banco de dados. As mães interessadas também devem preencher um cadastro. Quando a mãe aciona o serviço é colocada em contato com a voluntária. Fica a cargo delas fechar ou não a parceria, mediante um encontro prévio recomendado. Se fecharem, ambas assinam um termo de compromisso.

Fernanda afirma que cabe a mãe e a babá definirem como a criança será cuidada no período nas provas. Se ficará na casa da voluntária, poderá sair ou, ainda, ficará na casa da mãe. “Será algo acertado entre as duas. Nós só fazemos a aproximação, às vezes a voluntária prefere receber a criança na casa dela, às vezes não. Mas as voluntárias estão muito abertas.”

Para se voluntariar, não é preciso ser mãe, mas é necessário ter no mínimo 18 anos.

A ação coordenada por Fernanda também oferece apoio psicológico gratuito às candidatas ao Enem. “Existe uma sobrecarga para as meninas que estudam e têm filhos. Há um sistema todo dizendo que ela não vai conseguir. Estamos aqui para ajudar com apoio psicológico, para que se sintam acolhidas.”

O trabalho só envolve mulheres propositalmente. Feminista, Fernanda diz que mulheres se ajudando é um algo revolucionário. “É um ato político mulher ajudando mulher, não somos rivais, e isso tem muito poder.”

Ela mesma, além de coordenar a campanha, vai ajudar a cuidar de filhos de candidatas na Baixada Santista. Ela conseguiu um local, o Espaço Partejar, para fazer atividades lúdicas numa espécie de creche, com até 20 crianças, enquanto as mães fazem as provas.  Ainda há vagas.

Até novembro, Fernanda espera aumentar o cadastro de babás e ter representantes em todas as principais cidades do país. Mães interessadas no serviço em todo o Brasil e voluntárias dispostas a ajudar devem entrar em contato pelo email maesnoenem@gmail.com.

As provas 

O primeiro dia do Enem será em 5 de novembro, um sábado, com as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

O Enem é o principal canal de acesso às universidades públicas brasileiras, além dos programas do governo federal que oferecem financiamento com juros baixos (Fies) e bolsa de estudo (Prouni).

Fonte: G1 / Educação

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010