Manifesto dos Reitores das Universidades Brasileiras

Manifesto dos Reitores das Universidades Brasileiras

 

Nas últimas semanas, milhares de estudantes de nossas universidades atuaram com decisivo protagonismo na mobilização da sociedade brasileira. Herdeiros das históricas lutas estudantis pela democracia no Brasil, partícipes da permanente reflexão universitária sobre a sociedade, atentos aos rumos do presente e às consequências que incidirão sobre as suas vidas no futuro, nossos estudantes decidiram ir às ruas para se manifestar. Os estudantes não estão sozinhos em mais esse gesto de cidadania. Com eles estão seus familiares, os professores, as comunidades educativas. Juntos, também estamos nós, reitores das Universidades Brasileiras.

Articulados e fazendo nossa voz coletiva pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) – diante do grave momento político e econômico, nacional e internacional – os dirigentes das universidades, em espírito de corresponsabilidade, compartilhamos de todos os esforços que vem sendo empreendidos para a construção de um Brasil justo e solidário.

Consideramos legítimas, democráticas e necessárias as manifestações pacíficas que vêm ocorrendo no Brasil. Expressam o desejo profundo de mudanças, em defesa da ética na política, da Educação de qualidade para todos, do amplo e digno acesso à Saúde, da Segurança e superação da violência, do direito à mobilidade urbana, da comunicação para a verdade e a paz, da superação da fome e da miséria.

Defendemos que em todas as relações da sociedade devem prevalecer os princípios éticos e o estado de Direito. As necessárias transformações devem se dar de forma participativa e democrática, dentro dos marcos institucionais. A voz do povo deve ser ouvida com especial disposição, pois, expressa reivindicações legítimas e urgentes. Faz-se necessário para tanto, que se ampliem e aperfeiçoem os mecanismos de representação política e social.

Almejamos um novo momento nacional para a condução da Educação Brasileira, com uma disposição menos punitiva, mais dialogal, mais solidária aos que diuturnamente trabalham na árdua e desafiante missão de educar. Desejamos que a qualidade da Educação também seja avaliada pela formação dos valores e da cidadania. Queremos que as Instituições de Educação Superior sejam consideradas em sua diversidade de natureza jurídica, em sua condição de viabilidade, em sua liderança e contribuição regional, enfim, em seu histórico compromisso social. Esperamos, com ativo empenho, que se estabeleça definitivamente a imprescindível indissociabilidade e a necessária equiparação de importância entre ensino, pesquisa e extensão. Reiteramos que sejam valorizados e reforçados os órgãos representativos e deliberativos de nosso sistema educacional, como o Conselho Nacional de Educação (CNE) e este Conselho de Reitores, bem como a autonomia universitária, princípio assegurado em nossa Carta Magna. Insistimos para que a condução da Educação no Brasil seja realizada de modo sistêmico, considerando todo o Sistema Brasileiro de Educação, com equilíbrio nas relações, na interlocução e na participação dos recursos em vista do interesse público.

Reivindicamos as medidas necessárias e urgentes em favor de maiores investimentos na Educação, em todos os níveis, do básico à pós-graduação. Reiteramos a disposição do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB para colaborar com o Ministério da Educação e com as Secretarias estaduais e municipais de Educação nas iniciativas de melhoria da Educação Básica.

Unidos ao grito do povo brasileiro nas ruas, exigimos urgentes recursos à Saúde, levando em conta o papel e a dimensão formativa e educacional dos hospitais universitários, das Santas Casas, dos hospitais filantrópicos, que contribuem decisivamente com o Sistema Único de Saúde – SUS.
Reafirmamos o compromisso com a qualidade da Educação, sobretudo com a qualidade da Educação Básica. Reivindicamos o apoio diferenciado do Estado brasileiro para as licenciaturas, capaz de fornecer melhores condições de manutenção dos cursos de formação dos professores para o Brasil.
Mais uma vez, as Instituições de Educação Superior dizem sim às mudanças, sim à Educação, sim à consolidação da cidadania, sim a todos os que comungam dos ideais democráticos de nossa nação, sim ao Brasil e a todos os brasileiros.

Brasília, 8 de julho de 2013
Reitor Wolmir Therezio Amado
Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras