MEC apresenta resultados Enade, Conceito Enade e IDD 2021

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 e de dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que são calculados com base no desempenho dos estudantes — o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) —, foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 12 de novembro, em Brasília (DF).

A seguir a síntese apresentada sobre os dados:

1. Entre as características predominantes dos concluintes inscritos no Enade 2021 destacase que:
A maioria advém de cursos de Licenciatura (74%).
A maioria tem renda familiar até 3 salários mínimos (65%).
Mais da metade estuda em cursos a distância (52%).
70% conciliavam trabalho e estudo durante a graduação.

2. Na percepção da maioria dos estudantes sobre seu processo formativo:
As disciplinas cursadas contribuíram para sua formação integral, como cidadão e profissional.
Os professores demonstraram domínio dos conteúdos abordados nas disciplinas.
Os cursos propiciaram experiências de aprendizagem inovadoras

3. Sobre a pandemia (2020/2021), na percepção dos concluintes:

3.1 Nos cursos presenciais

Em média, mais de 50% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que:
as instituições privadas e as públicas municipais e especiais rapidamente passaram a ofertar aulas não presenciais;
os professores utilizaram didática adequada e domínio dos recursos tecnológicos nas aulas não presenciais;
desenvolveram a capacidade de aprender por meio do ensino não presencial.

Entretanto, na média, 37% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que a implementação de aulas não presenciais e uso de tecnologias digitais decorrentes da pandemia prejudicaram seu processo formativo.

3.2 Nos cursos presenciais e EAD

Aproximadamente, 50% concordam ou concordam totalmente que foi possível realizar o estágio supervisionado ao longo da pandemia.
Em média, 31% pensaram em trancar ou desistir do curso em consequência das dificuldades geradas pela pandemia para a continuidade dos estudos.

A maioria dos estudantes de licenciatura (63%) pretende exercer o magistério e 64% pretende ser professor de escola pública.
Sobre o Conceito Enade, proporcionalmente :
As Universidades têm um maior número de cursos com Conceito Enade nas faixas 4 e 5.
As instituições federais obtiveram melhores desempenho no Conceito Enade.
As instituições privadas com fins lucrativos tem o maior número de concluintes em cursos com Conceito Enade faixas 2 e 3.
As instituições privadas obtiveram melhores desempenhos no IDD, o que indica que elas vêm agregando mais ao processo formativo dos estudantes.
Os cursos presenciais obtiveram melhores resultados nos dois indicadores que os cursos a distância, com diferenças superiores a 12% pontos percentuais no número de cursos com faixas 4 e 5 no Conceito Enade e no IDD

O acesso à íntegra da apresentação está disponível em https://download.inep.gov.br/enade/resultados/2021/apresentacao_resultados_finais.pdf

Fonte: MEC