MEC credencia a Escola da AGU a oferecer cursos de pós-graduação lato sensu

Com 17 anos de história, a Escola Superior da Advocacia Geral da União (AGU) Ministro Victor Leal agora poderá ofertar cursos de pós-graduação lato sensu. A cerimônia de credenciamento da instituição foi realizada na última sexta-feira, (13), na sede da AGU, em Brasília, e contou com a participação do ministro da Educação, Rossieli Soares.

“Nosso sentimento é que está mais do que na hora de a própria AGU ter o seu processo de formação reconhecido, pela especialização que a própria AGU tem, em advocacia pública e administrativa”, afirmou o ministro. “Termos a AGU credenciada como pós-graduação lato sensu é um passo importante para a escola e mesmo, quem sabe no futuro, também para atendimento ao público de fora da instituição. Acho que é uma oportunidade também de a AGU compartilhar com a sociedade brasileira todo o conhecimento acumulado ao longo dos anos”.

A escola da AGU é um centro de captação e disseminação do conhecimento para os profissionais do direito e membros e servidores da casa. Além de promover a atualização e o aperfeiçoamento dos profissionais de das carreiras jurídicas, a escola também fomenta estudos para o desenvolvimento de novas técnicas de trabalho voltadas à advocacia pública.

Fortalecimento – A advogada-geral da União, ministra Grace Maria Fernandes Mendonça, destacou que essa mudança tende a fortalecer o estado democrático de direito. “A nossa casa vem de fato se preparando com muita seriedade e responsabilidade para esse desafio, que também passa pela divulgação, pelo conhecimento e pelo compartilhamento de informações e de ideias”, explicou a ministra. “Sabemos que tudo isso tende a enriquecer o estado democrático de direito, mas acima de tudo, tende a fortalecer também a defesa dos interesses da união enquanto pessoa jurídica de direito público, e é esse o nosso centro de atuação”.

Todas as equipes do MEC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada à pasta, estarão à disposição da escola da AGU, para apoiar o projeto de criação de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado. “Será mais um grande passo, e vamos estar lado a lado com a AGU para que possamos avançar nesse sentido”, disse o ministro.

Também presente ao evento, o diretor da escola da AGU, Diogo Palau, destacou que esse credenciamento abre a possibilidade de a escola ofertar cursos de pós-graduação lato sensu à distância. “Isso nos dá condições para que a escola dissemine de uma forma mais democrática o conhecimento para toda a instituição, não só para os colegas que estão em Brasília”, explicou. “Traz também a possibilidade de fazer cursos de pós-graduação voltados para áreas não jurídicas da instituição, como um curso de pós-graduação em perícia judicial. ”

Histórico – O Centro de Estudos Ministro Victor Nunes Leal foi inaugurado em 27 de novembro de 2000 e, em agosto de 2005, transformado na Escola da AGU. Além da sede, em Brasília, a instituição mantém cinco unidades descentralizadas que atuam de forma regionalizada em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Pernambuco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC – Foto: Mariana Leal/MEC 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010