Ações descentralizadas para estados e municípios, que envolvem gestores e órgãos de controle, pautam debate nos dias 15 e 16
O Ministério da Educação (MEC) promoverá, em 15 e 16 de maio, o ‘Seminário de ações descentralizadas na educação básica: construindo o desenvolvimento do País’. O objetivo do encontro é reunir gestores e representantes de órgãos de controle para esclarecer os pontos operacionais de cada ente federativo – União, estados, municípios e o Distrito Federal – e assegurar maior efetividade nas atividades relacionadas às políticas públicas voltadas para a educação de base.
O seminário ocorrerá no Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. A programação começa com o credenciamento, que deverá ser feito todo presencialmente, às 13h30 do dia 15. As vagas são limitadas. A abertura oficial se dará às 14h30, com a assinatura de um acordo entre o MEC e o Instituto Rui Barbosa (IRB) para elaboração de projetos em comum com desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias e informações. Já às 16h haverá a primeira mesa de debates: Pé-de-meia: valorizando a educação da juventude.
No dia 16, ocorre a segunda mesa: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: construindo o futuro na idade certa, às 9h, seguida por outras duas: Estratégia Nacional de Escolas Conectadas: o futuro é para todos, às 11h, e Educação em tempo integral: desafios para a expansão, às 14h30.A palestra de encerramento será: Educação, uma construção interfederativa, principal tema do encontro. O cronograma se encerra às 17h.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
Fonte: CAPES