MEC lança portal do Plano Nacional de Educação

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), esteve presente nesta segunda-feira (04), em Brasília, na cerimônia de lançamento do portal do Plano Nacional de Educação (PNE) – Planejando a Próxima Década. O evento contou com a participação dos ministros da Educação, Henrique Paim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, de secretários do MEC e de representantes de entidades ligadas à área educacional.

 

O novo portal foi desenvolvido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase). Para o secretário da Sase, Binho Marques, o portal representa a largada para a construção dos 5.570 planos municipais de educação, assim como dos 26 estados e do Distrito Federal. “Os planos serão resultado de pactuação com cada unidade da Federação”, explicou o secretário.

 

Para o ministro da Educação, o Brasil vive um momento histórico, com um plano nacional construído após amplo debate na sociedade e no Congresso Nacional. Paim destacou o formato enxuto do PNE, com 20 metas e muitas estratégias, o que permite à sociedade acompanhar de perto a implementação. “Os planos estaduais e municipais serão alinhados, articulados, tornando o PNE possível”, disse.

 

Segundo o Ministro, o Plano Nacional demonstra maturidade. Ele listou várias questões a serem equacionadas, desde a educação infantil até a pós-graduação, bem como a educação profissional e a necessidade de maior internacionalização da educação superior, de forma a propiciar o casamento entre a universidade e o mundo produtivo.

 

Paim lembrou que, nos últimos anos, houve aproximação entre a universidade e a educação básica, o que representa importante avanço. Ele ressaltou que um dos desafios é a formação de professores. “Quando os educadores se envolvem com paixão, é possível superar barreiras”, afirmou o ministro.

 

De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, a construção de uma educação de qualidade é como se fosse à construção de uma casa de andar. “Não tem como construir uma casa pelo o segundo pavimento precisamos melhorar a educação básica, se não mudar, nada disso terá sustentação, só assim construiremos uma sociedade melhor”, declarou Campolina.

 

Navegue no portal do PNE – Planejando a Próxima Década.

(Clique na imagem para entrar no site do PNE)

Com informações do Ministério da Educação.

 

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010